Belo Horizonte – O papel das mulheres na sociedade árabe e no setor do café foi um dos destaques da palestra de Ali El-Khatib na Semana Internacional do Café, nesta quinta-feira (17), em Belo Horizonte, capital de Minas Gerais. O evento Café à Moda das Aldeias Árabes – História e Degustação aconteceu na Cafeteria Modelo do evento, que é o maior dedicado ao grão na América Latina.
El-Khatib leciona nas áreas de Relações Internacionais e Gestão Cultural e está envolvido no setor do café há anos. “Foi através da história da minha própria mãe que percebi a importância da mulher na sociedade e mesmo dentro do próprio setor de café. Elas são destaque desde a produção, sempre participaram e hoje são provadoras, mestres de torra, baristas e estão na comunicação”, destacou ele.
Para propagar o método de preparo árabe, El-Khatib fez o café no método tradicional e promoveu uma degustação com os visitantes que cercaram a apresentação. “Por isso, fizemos aqui o café árabe da maneira como era preparado por mulheres nas aldeias, usando a areia do deserto”, revelou.
Na plateia, acompanharam a palestra cafeicultores, baristas e compradores de café. Entre os profissionais estiveram traders que inclusive exportam aos países árabes, como a marca Volcafe. A participação de El-Khatib na Semana Internacional do Café teve apoio da Câmara de Comércio Árabe Brasileira.
Na oportunidade, a professora Brigitte Bacha foi também convidada por El-Khatib para realizar uma apresentação de dança. Em Belo Horizonte, ela está à frente do Centro de Arte e Cultura Brigitte Bacha, dedicado à cultura árabe.
*A jornalista Thais Sousa viajou a convite da Semana Internacional do Café