São Paulo – A retomada do voo direto entre São Paulo, no Brasil, e Casablanca, no Marrocos, está prevista para dezembro deste ano, segundo informação divulgada pelo Ministério das Relações Exteriores do Brasil, após encontro entre o chanceler brasileiro Mauro Vieira e o ministro dos Negócios Estrangeiros do Marrocos, Nasser Bourita, nesta sexta-feira (07) no país árabe.
O Itamaraty informa que na reunião Vieira e Mourita “saudaram a retomada” do voo e que se trata da quarta conexão aérea regular entre o Brasil e a África. A linha direta entre São Paulo e Casablanca era operada pela Royal Air Maroc, companhia aérea marroquina, e foi suspensa em março de 2020 em função da pandemia de covid-19, momento de restrição de deslocamentos.
O Ministério das Relações Exteriores do Brasil também informou que entre os temas tratados por Vieira e Bourita estiveram a possibilidade de parcerias em áreas como a produção de fertilizantes. O Marrocos é um grande produtor de fertilizantes e o Brasil importa boa parte dos adubos que consome, essenciais para a produção agrícola. Também participou do encontro o embaixador do Brasil no Marrocos, Alexandre Parola.
De acordo com o Itamaraty, no ano passado, o Marrocos foi o terceiro maior parceiro comercial do Brasil na África e os dois países tiveram um intercâmbio de mercadorias de US$ 2,65 bilhões. O Brasil exportou ao mercado marroquino principalmente açúcar e milho. O principal produto fornecido pelo Marrocos aos brasileiros foi fertilizante, que respondeu por quase a totalidade das vendas.
Questão humanitária
Os ministros falaram também da presidência do G20 e de questões globais, com foco na crise humanitária em Gaza. O Brasil assumiu a presidência do G20 no final do ano passado e tem mandato até 30 de novembro deste ano. O governo do Brasil também vem se mostrando um defensor importante do cessar-fogo na Faixa de Gaza e do reconhecimento do Estado da Palestina pelos demais países.
Leia também:
Marrocos deve crescer 2,7% no segundo trimestre