Da redação*
São Paulo – O presidente da Academia de Artes e Ciências Cinematográficas, Sid Ganis, e a atriz Salma Hayek anunciaram hoje (23) os indicados ao Oscar 2007. O indicado na categoria Melhor Filme em Língua Estrangeira foi "Indigènes" (Dias de Glória), do diretor argelino Rachid Bouchareb, segundo o site do Oscar.
O filme, uma co-produção francesa, marroquina, argelina e belga, conta a história de quatro norte-africanos que se alistam no exército francês para libertar a França do jugo nazista na Segunda Guerra Mundial. Mas os soldados sofrem com o racismo dos colegas de pelotão e, além dos nazistas, acabam tendo que combater a discriminação dos próprios franceses.
Esta é a quarta indicação de um filme argelino para o Oscar. Os outros indicados foram "Poussières de Vie" (Dust of Life – 1995), também de Rachid Bouchareb; "Le Bal" (O Baile – 1983) de Ettore Scola, uma co-produção ítalo-franco-argelina; e o franco-argelino "Z" (1969), de Costa-Gavras, que foi o único premiado. A cerimônia de entrega do Oscar ocorre no dia 05 de março.
*Tradução de Gabriel Pomerancblum