Emirates News Agency*
Dubai – A Dubai Aluminium Company (Dubal), 7ª maior produtora mundial de alumínio primário, do qual são feitas ligas metálicas ou produtos finais, alcançou a marca de 10 milhões de toneladas de alumínio produzidas até outubro deste ano. A companhia tem sede nos Emirados Árabes Unidos.
Segundo Ahmed Humaid Al Tayer, vice-presidente da Dubal, a empresa quer ser "uma das principais produtoras de alumínio do mundo". Para o CEO da Dubal, Abdulla Kalban, o volume atingido indica que a companhia dobrou sua capacidade de produção desde 2001. "No ano passado produzimos cerca de 923 mil toneladas de alumínio, um aumento de 7,8% na comparação com o ano anterior", disse Kalban.
As 923 mil toneladas produzidas em 2006 representam um crescimento de mais de 2.400% desde a fundação da empresa, em 1979, quando a organização recém inaugurada produziu 37 mil toneladas. A Dubal pretende alcançar produção de 1,13 milhão de toneladas até o final de 2007, produção que fará dela a maior fundição de alumínio do mundo em termos de capacidade de produção.
Para alcançar estas metas, a Dubal investiu bilhões de dólares nos últimos anos na ampliação de sua fundição. A produção inicial, em 1979, era feita por três potlines (linhas de cubas eletrolíticas) com capacidade de produção anual de 135,000 toneladas. Hoje a Dubal tem oito potlines com capacidade para 890 mil toneladas ao ano.
"O mais recente projeto de expansão, que deve estar completo no primeiro trimestre de 2008, vai ampliar nossa capacidade de produção para 945 mil toneladas de alumínio primário ao ano. A capacidade de geração elétrica da empresa também será ampliada para 2.045 megawatts", acrescentou Kalban.
A produção da Dubal está focada em três tipos de produtos: ligas de alumínio para a indústria automotiva, billets de extrusão para construção e alumínio puro para a indústria eletrônica e aeroespacial. No total, a empresa produz mais de 110 linhas de produtos, dos quais mais de 70 seguem especificações particulares de seus clientes. A Dubal é conhecida como principal fundição mundial de ligas automotivas (A356.2) e lingotes de alta pureza, e está entre as principais produtoras mundiais de billets de extrusão.
"A Dubal tem outros planos para crescimento", disse Kalban. "Já temos planos para criar novas fundições e também pretendemos entrar no mercado de mineração, para garantir nosso suprimento de alumina (insumo extraído da bauxita e do qual é produzido o alumínio)", acrescentou o executivo.
Catar
O Catar, país membro do Conselho de Cooperação do Golfo (GCC), bloco econômico que inclui também Arábia Saudita, Bahrain, Emirados Árabes Unidos, Kuwait e Omã, também pretende atuar com maior força no mercado de alumínio. Para isso, o país vai investir US$ 5,6 bilhões em uma nova fundição na cidade de Msayeed, ao sul de Doha, a capital do país. As informações da Kuwait News Agency (Kuna).
As obras da nova planta, que terá capacidade inicial de produção de 600 mil toneladas por ano, com previsão de expansão futura para 1,2 milhão de toneladas, devem ter início ainda em novembro. O prazo para finalização é de três anos. Inicialmente a fábrica vai gerar 700 empregos, total que deve alcançar dois mil no futuro, segundo a Kuna.
*Tradução de Mark Ament