Da redação
São Paulo – A Marcopolo, maior fabricante brasileira de carrocerias de ônibus, produziu 16,4 mil unidades no ano passado em suas unidades no Brasil e no exterior. O volume representa um aumento de 3,3% sobre o ano de 2004, quando a empresa fabricou 15,9 mil carrocerias de ônibus. No Brasil, a produção alcançou 14,4 mil unidades. O número inclui carrocerias produzidas e exportadas em CKD, PKD e SKD.
O desempenho, de acordo com informações da empresa, reflete o crescimento das atividades da companhia dentro e fora do país. A Marcopolo mantém unidades na Argentina, África do Sul, Colômbia, México e Portugal e exporta para mais de 80 países, entre eles França, Inglaterra, Alemanha, Espanha, Portugal, Holanda, México, Argentina e Arábia Saudita. Para este ano, a empresa prevê uma produção de 16,5 mil unidades.
A Marcopolo foicriada em 1949 e comemorou nesta semana, na segunda-feira, os 25 anos de fundação do seu complexo industrial na cidade gaúcha de Ana Rech. De acordo com informações da empresa, a fábrica é uma das mais modernas do mundo na produção de carrocerias de ônibus, com 321 mil metros quadrados de terreno e 71 mil metros quadrados construídos. A unidade tem capacidade para produzir cinco mil unidades ao ano.
Além da linha de produção de ônibus urbanos e rodoviários, a Marcopolo mantém em Ana Rech a fabricação de componentes e equipamentos para veículos, como poltronas, painéis de acabamento, laterais e revestimentos internos, entre outros. As peças são enviadas para unidades no Brasil e no exterior. O complexo mantém também uma moderna pista de testes, a única do gênero no país. A Marcopolo também tem unidades produtivas na cidade gaúcha de Caxias do Sul, no Rio de Janeiro, e em São José dos Pinhais, no Paraná.