São Paulo – O Brasil produziu em média 2,079 milhões de barris de petróleo por dia em outubro deste ano, um aumento de 3,4% em comparação com o mesmo período do ano passado, segundo dados divulgados nesta terça-feira (03) pela Agência Nacional do Petróleo (ANP). A agência informou, porém, que a produção representa uma queda de 0,7% em relação a setembro deste ano.
De acordo com a ANP, foram produzidos no mês passado 72,9 milhões de metros cúbicos de gás natural por dia, uma queda de 0,1% em comparação com outubro de 2012 e de 6,8% em relação a setembro de 2013. Na média diária, a produção de petróleo e gás em outubro foi de 2,537 milhões de barris de óleo equivalente.
A nota da ANP informa, ainda, sobre a produção de petróleo na camada de pré-sal. Segundo o comunicado da agência, em outubro o Brasil produziu 308,4 mil barris de petróleo por dia e 10,1 milhões de metros cúbicos de gás natural, com média de 371,8 mil barris de óleo equivalente extraídos diariamente do pré-sal. A produção em outubro foi 6,5% menor do que em setembro, segundo a ANP, devido a “problemas operacionais” na plataforma Cidade de Angra dos Reis.