Emirates News Agency*
Abu Dhabi – O ministro da Energia dos Emirados Árabes Unidos, Mohammed bin Dhaen Al Hamili, declarou que a produção petrolífera de seu país alcançará 2,7 milhões de barris por dia no início do ano que vem. O ministro fez esta declaração durante a 11ª Conferência Anual da Energia, que teve início neste domingo, em Abu Dhabi.
Al Hamili declarou também que atualmente o país produz 2,5 milhões de barris por dia, próximo de sua cota estabelecida pela Organização dos Países Exportadores de Petróleo (Opep).
"Nossa capacidade produtiva vai aumentar em 100 mil barris ao dia até o final deste ano e mais em mais 100 mil barris ao dia até o final do primeiro trimestre do ano que vem," declarou o ministro, acrescentando que todo o aumento virá campos petrolíferos terrestres em Abu Dhabi.
O ministro declarou que seu país também está fazendo estudos para ampliar sua capacidade de refino, para produzir um maior volume de derivados do petróleo.
A Conferência Anual de Energia discute as atuais tendências no mercado petrolífero e suas conseqüências para os países do Golfo Arábico. O principal orador será o xeque Ahmad Fahad Al-Ahmad Al-Sabah, presidente da Opep e ministro da Energia do Kuwait.
*Tradução de Mark Ament