São Paulo – A produção industrial brasileira caiu 2,7% em 2012 na comparação com 2011. De acordo com informações do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) divulgadas nesta sexta-feira (01), houve redução da atividade produtiva em 17 de 27 ramos e em 59,5% dos 755 produtos pesquisados.
A atividade que exerceu a pior influência no resultado final foi a de veículos automotores, que registrou queda de 13,5%. O setor de material eletrônico, aparelhos e equipamentos de comunicações também caiu 13,5%, assim como o ramo de máquinas para escritório e equipamentos de informática.
O setor de máquinas e equipamentos caiu 3,6% e o de alimentos, 2,1%. Por outro lado, registram aumento de 4,1%o refino de petróleo e a produção de álcool, outros produtos químicos (3,4%) e outros equipamentos de transporte (8,5%).
Foi a primeira redução da produção industrial desde 2009, ano em que “a indústria ainda tinha reflexos dos efeitos mais intensos da crise internacional”, conforme o comunicado do IBGE. Mesmo com a queda na produção industrial no acumulado do ano, em dezembro ela ficou estável em relação a novembro.