Da redação
Um produtor italiano, Dino De Laurentiis, em parceria com um estúdio de cinema de Roma, o Cinecitta Studios, está montando um estúdio no Marrocos, na região de Ouarzazate, no sul do país árabe, de acordo com a agência de notícias Reuters. O estúdio terá mais de 1,5 mil quilômetros quadrados e dois palcos para filmagem de 1,8 metros quadrados cada.
O local poderá acomodar dois grandes filmes por ano, conforme falou Ismail Farih, da empresa Marroquina Sanaman Holding, o terceiro parceiro nesse projeto de US$ 8,3 milhões. "O estúdio pode receber cinco filmes médios ou duas grandes produções por ano. Além dos ativos naturais imbatíveis, os custos são 20% a 30% mais baixos que na locação mais competitiva do oeste europeu", disse Farih.
Ouarzazate fica no coração de uma área deserta no sul do Marrocos, que já serviu de cenário para muitos filmes, incluindo clássicos como "Lawrence da Arábia", "Cleópatra", e mais recentemente "Gladiador" e "Alexandre". Parte do filme "Kingdom of Heaven", de Ridley Scott, que estréia esse ano em maio nos Estados Unidos, também foi filmado no local.
Ainda de acordo com a Reuters, o estúdio marroquino oferecerá equipamentos técnicos, centros para produzir fantasias e cenários e restaurantes, permitindo que o Marrocos fique com boa parte do orçamento dos filmes.

