Giuliana Napolitano
São Paulo – Está previsto para ir ao ar em setembro o primeiro canal brasileiro de turismo. O Travel News Network (TNN) está sendo feito pela Mixer, produtora do premiado empresário João Daniel Tikhomiroff, que tem sede em São Paulo e um sócio ilustre: o cineasta Cacá Diegues, diretor de "Deus é brasileiro", "Orfeu", entre outros. Nos primeiros meses, a programação será veiculada no Brasil e na América Latina e a idéia é que, "no futuro", haja transmissões também para a Europa, Ásia e países árabes, disse à ANBA o diretor-geral do projeto na Mixer, Paulo Ricci.
"Já iniciamos conversas no Japão e em países europeus e temos todo o interesse em estabelecer parcerias também no mundo árabe", afirmou Ricci. "Queremos mostrar o que o Brasil tem de bom", acrescentou. Segundo ele, cerca de 70% da programação da TV terá conteúdo brasileiro. O restante será dividido entre América Latina, Estados Unidos, Europa e Ásia.
Uma equipe de quase 100 pessoas está trabalhando no canal. "Temos oito equipes gravando e muita coisa já está pronta", informou o executivo. Falta apenas fechar os contratos de transmissão. O canal será veiculado por TV a cabo, mas ainda não há nenhuma proposta formalizada. Ricci diz que a intenção da Mixer é transmitir "por todas as redes, porque não queremos um canal exclusivo". "Na verdade, queríamos fazer um canal aberto, mas não foi possível", acrescentou.
Outra negociação em andamento ocorre com o governo federal. "Não há nada fechado ainda, mas buscamos apoio do governo. O interesse é natural", declarou Ricci, lembrando do plano do Ministério do Turismo de mais do que duplicar o fluxo interno e externo de turistas. Segundo ele, o investimento "inicial" feito pela Mixer para montar a infra-estrutura do TNN e rodar os primeiros programas foi de US$ 12 milhões.
Site: apoio
Segundo o diretor, a idéia de lançar o TNN "veio da constatação de que não existe nenhum canal brasileiro específico de turismo". "Há um programa ou outro, apenas", disse. "Outro motivo foi a vontade de divulgar informações sobre o país, sobre a cultura, as tradições e o modo de vida do Brasil, que é tão comentado, mas pouco conhecido", explicou.
A programação, acrescentou Ricci, trará notícias sobre turismo, lugares para se viajar e "muita informação". "Vamos dizer como chegar ao local, qual é a infra-estrutura etc., coisas que muitos programas deixam de lado", afirmou. Como apoio ao canal, a Mixer irá lançar também um site (www.tnntv.com), que reunirá os principais dados veiculados pela TV.
Ricci ressalta que, apesar de ser produzido no Brasil, o canal não será apenas "para brasileiro ver". "Teremos uma programação internacional. Nas transmissões no exterior, por exemplo, o conteúdo será voltado para as populações locais, e não para a comunidade brasileira nesses países", explicou. Por isso, a transmissão também será feita em diversos idiomas: português para o Brasil; espanhol para a América Latina; inglês quando forem incluídos EUA ou Grã-Bretanha; e assim por diante.
A Mixer
A Mixer surgiu da união de duas empresas: a produtora de comerciais Jodaf, ganhadora de 40 Leões no Festival de Cannes, e a Radar TV, que desenvolve conteúdo para TVs e tem na carteira de clientes GNT, Bandeirantes, Disney e AXN.
Contato
Mixer
www.mixer.com.br