Marina Sarruf
São Paulo – O professor de Ciências Socias Oswaldo Truzzi, da Universidade Federal de São Carlos, interior de São Paulo, fará nesta quarta-feira (06) em Beirute, no Líbano, uma palestra sobre "Os libaneses no Brasil: Uma trajetória bem sucedida". A conferência será realizada na Universidade Notre Dame, no auditório Pierre Abou Khater Hall e será dirigida pelo pesquisador do Centro de Pesquisa sobre a Emigração Libanesa, da universidade, Roberto Khatlab.
Truzzi vai falar das principais características da trajetória da imigração libanesa ao Brasil, desde o século 19 até os dias de hoje. Ele explicará os principais problemas enfrentados pelas famílias imigrantes cristãs, entre eles a integração econômica, a vida de mascate, os contrastes culturais e os problemas da ascensão social desde a primeira geração de imigrantes no Brasil.
A palestra vai abordar também como os libaneses conseguiram ascender rapidamente com o desenvolvimento de negócios, permitindo uma maior ligação étnica capaz de acomodar os recém imigrados libaneses. Desde 1930, uma alta porcentagem de descendentes de libaneses ficou conhecida profissionalmente, como físicos, advogados, médicos e engenheiros. Essas conseqüências permitiram mais adiante um importante acesso e representação na política.
Na segunda parte da conferencia, Truzzi abordará a imigração recente de muçulmanos libaneses e sua integração econômica e social no Brasil. Durante o evento, o professor também falará sobre o livro "Imigrantes libaneses no Brasil – Bibliografia comentada", escrito por Khatlab em dezembro de 2005. A introdução do livro, que será relançado no evento, foi escrita por Truzzi.
Além de ser professor doutor em Ciências Sociais, Truzzi é engenheiro e licenciado em Administração Pública. Entre suas principais publicações estão "Patrícios – Sírios e Libaneses em São Paulo" e "História Social da Imigração no Brasil", que inclui a imigração árabe. Truzzi também foi o autor da introdução do livro de apresentação da mostra fotográfica "Amrik – A presença Árabe na América do Sul", apresentada pela primeira vez em Brasília durante a Cúpula América do Sul-Países Árabes (Aspa) e que já percorreu diversos países.
Serviço
Palestra: "Os Libaneses no Brasil"
Data: 04/12/2006
Local: Auditório Pierre Abou Khater Hall, Universidade Notre Dame, Beirute, Líbano
Horário: 18h