Geovana Pagel
São Paulo – O engenheiro Carlos Tebecherani Haddad, neto de libaneses, montou um método de ensino do idioma árabe que será publicado pela editora Leopoldianum, da Universidade Católica de Santos, onde é mestrando em Gestão de Negócios e professor de árabe. O brasileiro morou e trabalhou na Arábia Saudita e no Iraque de 1986 a 1989. Lá adquiriu fluência em árabe. Voltou ao Brasil e passou a ministrar cursos da língua na cidade de Santos, no litoral paulista.
Haddad conta que demorou 10 anos para organizar o método que tem quatro volumes. O primeiro é um dicionário temático e ilustrativo, com 180 páginas; o segundo é uma gramática árabe, com 75 páginas; o terceiro é um livro de conjugações de verbos, com 200 páginas; e o quarto é um livro texto, com lições que abordam situações do dia-a-dia em 140 páginas.
"O método é baseado na minha experiência e em pesquisas em cerca de 65 livros de árabe, comprados durante viagens ao Iêmen, Líbano, Inglaterra, França e Espanha. Também consultei o método de ensino da Universidade de Sorbone (França)", explica Haddad.
Os quatro volumes serão editados no tamanho de apostilas. O lançamento deve ocorrer ainda no primeiro semestre de 2005. "As capas dos livros e os últimos detalhes como ilustrações ainda estão sendo desenvolvidos pela editora", explica.
Curso de árabe
Carlos Haddad já acumula 10 anos de experiência como professor de árabe. Na Universidade de Santos, este será o segundo ano de aulas. "É um curso de 16 meses, onde os alunos aprendem a ler, escrever e falar", garante o professor.
O currículo do curso prevê o ensino do alfabeto árabe, cumprimentos e formalidades sociais, pronomes, advérbios, numerais, tempo, verbos, profissões, qualidades, virtudes, cores, lugares da cidade, direção e pontos cardeais, continentes, países e suas capitais; e ainda, diálogos que demonstram situações do dia-a-dia.
Neste semestre, as aulas devem começar em março. Estão sendo oferecidas diferentes opções de dias e horários das aulas: terça, quinta e sábado, das 10h às 12h e das 19h às 21h30. As turmas serão formadas a partir de cinco alunos. O curso custa R$ 60,00 por mês e é aberto à comunidade em geral.
Haddad conta que também pretende organizar turmas na capital paulista. "Estou em contato com algumas entidades ligadas à cultura árabe. Se tiver um número mínimo de pessoas interessadas é possível que eu possa realizar o curso também em São Paulo", afirma.
Contatos
Carlos Haddad
Tel: +55 (13) 3224-5264
e-mail:carlos.haddad@iron.com.br
Universidade Católica de Santos
Tel: +55 (13) 3205-5555, ramais 502 e 732