São Paulo – O Programa Mundial de Alimentos das Nações Unidas (WFP na sigla em inglês) afirmou na terça-feira (28) que já levou alimentos a mais de 330 mil pessoas na Faixa de Gaza desde o começo do cessar-fogo com Israel, em 19 de janeiro. A instituição informou também que está preparada para ampliar o apoio à população local.
O diretor nacional do WFP na Palestina, Antoine Renard, disse que a primeira semana de assistência após a interrupção dos conflitos trouxe “esperança”. “E com tantas pessoas se mudando agora, ansiosas para chegar em casa e se reunir com suas famílias no Norte, precisamos garantir que elas tenham comida onde quer que estejam. A prioridade do WFP é garantir que a assistência acompanhe as pessoas”, disse.
O WFP afirmou que, se o cessar-fogo se mantiver, está preparado para oferecer assistência a até um milhão de pessoas por mês nos próximos três meses. As ações da instituição em Gaza contemplam também assistência financeira e ajuda para retomar o funcionamento de estabelecimentos comerciais de alimentos. Cinco padarias novas e oito antigas já entraram em funcionamento no Sul do território. Parte das medidas adotadas em Gaza também foi adotada na Cisjordânia.
Leia também:
Acnur pede apoio estrangeiro a refugiados da Síria