São Paulo – Estreou nesta quinta-feira (10) o projeto Cine África, mostra de filmes virtual e gratuita que ao longo dos próximos três meses exibe dez longas e dois programas de curtas-metragens de oito países africanos. O Cine África é um projeto da Mostra de Cinemas Africanos com realização do Sesc São Paulo e apoio da Câmara de Comércio Árabe Brasileira.
O filme de abertura é o drama “Fronteiras”, da diretora Apolline Traoré (91 min., Burkina Faso, 2017). Cena do filme na foto acima.
Dois longas são árabes. A comédia “aKasha”, primeiro longa de ficção do cineasta hajooj kuka, do Sudão (78 min., 2019), inédito no Brasil, estreia em 24 de setembro. E o drama “Rosas Venenosas”, de Fawzi Saleh, do Egito (70 min., 2018) será exibido na semana de 15 de outubro. Os demais países representados são Camarões, Etiópia, Nigéria, Quênia e Senegal.
Um filme será liberado por semana todas as quintas-feiras até 02 de dezembro pela plataforma Cinema em Casa com Sesc. Os títulos ficam disponíveis por uma semana na plataforma, acompanhados de entrevistas exclusivas com o diretor ou diretora.
Todos os filmes e entrevistas têm legendas em português e estarão disponíveis para acessos apenas no Brasil. Consulte a programação em reportagem completa da ANBA.