Syrian Arab News Agency*
Damasco – O Ministro do Petróleo e Recursos Minerais da Síria, Sofian al-Alaw, falou hoje (24) sobre o projeto do "Gasoduto Árabe", que vai unir vários países árabes e chegar até a Turquia e algumas nações européias.
"O projeto, que vai transportar o gás dos países árabes para a Turquia e a Europa, deve gerar recursos para a economia da Síria, por meio da cobrança de impostos e do fornecimento do produto ao próprio país", disse o ministro em entrevista à SANA.
Al-Alaw disse que o custo total da obra será de US$ 1,2 bilhão. O gasoduto vai começar no Egito, cruzar a Jordânia, a Síria e o Líbano, até chegar na Turquia e alguns países da Europa. Ele é considerado um dos projetos mais importantes para cooperação econômica árabe.
"O comprimento do gasoduto, da cidade de al-Aresh, no Egito, até a fronteira com a Turquia, será de 1,2 mil quilômetros. Ele atravessa as terras da Síria, da fronteira com a Jordânia até a fronteira com a Turquia, por 554 quilômetros", afirmou o diretor do Projeto, Ibrahim Khaddour.
O empreendimento, que será implementado em três fases, vai transportar o gás egípcio para a Jordânia, nas duas primeiras fases, e depois seguir para o Líbano, a Turquia e países europeus, através da Síria.
*Tradução de Gabriel Pomerancblum