São Paulo – Uma iniciativa do Instituto Walmart Brasil, projeto de formação profissional em varejo para jovens de baixa renda, servirá de modelo para o Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID) em uma ação similar na América Latina e Caribe. O treinamento é oferecido no Brasil pela Escola Social do Varejo e no exterior será adotado no projeto New Employment Opportunities, visando criar oportunidades para jovens.
A parceria foi anunciada na última semana em Cartagena, na Colômbia, na Cúpula das Américas, pelo presidente do BID, Luis Alberto Moreno, pelo presidente global do Walmart, Mike Duke, durante a Cúpula das Américas. O Walmart investirá US$ 10 milhões no projeto, que deverá beneficiar cerca de um milhão de jovens.
"A Escola Social do Varejo é um projeto transformador pois oferece educação profissional de qualidade para jovens em situação de vulnerabilidade social e oportunidades reais no mercado de trabalho. É muito gratificante poder exportar esse conhecimento para outros países", destaca Marcos Samaha, presidente do Walmart Brasil. No Brasil, quase 2.000 jovens já passaram pelos cursos da Escola Social do Varejo e 83% está empregado no mercado formal.