São Paulo – O Projeto Halal do Brasil lançou o curso “Explorando o Mercado Halal – Estratégias para exportadores”, que oferece treinamento a empresas e profissionais interessados em fazer negócios com os países muçulmanos. O curso é gratuito e dividido em capítulos que abordam as diversas características deste mercado. O Projeto Halal do Brasil é uma parceria entre a Câmara de Comércio Árabe Brasileira e a Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (ApexBrasil) para difundir no exterior os produtos halal feitos no Brasil.
De acordo com comunicado divulgado pela Câmara Árabe, o treinamento é dedicado a exportadores de alimentos e bebidas – que são o foco do Projeto Halal do Brasil – e explora temas como os conceitos da produção halal, o potencial do mercado halal e estratégias de marketing para este consumidor. Halal são produtos que podem ser consumidos pelos muçulmanos. São, portanto, livres de álcool e traços de carne suína, por exemplo.
De acordo com dados do State of Islamic Economy Report 2024, o mercado de alimentos halal movimenta US$ 1,88 trilhão por ano. Já de acordo com a Organização para a Cooperação Islâmica (OCI), que é formada por 57 países, a população muçulmana mundial é estimada em 1,9 bilhão de pessoas. O Brasil é o maior exportador mundial de proteína halal e um dos maiores exportadores de alimentos e bebidas. No ano passado, exportou US$ 44,2 bilhões a países islâmicos árabes e não árabes.
No comunicado da Câmara Árabe, a diretora de Relações Institucionais, Fernanda Baltazar, afirma que o objetivo do Projeto Halal do Brasil é ampliar a participação do alimento de valor agregado nas exportações para os países muçulmanos. Entre suas atividades, o projeto promove os produtos no exterior por meio da participação de feiras, realiza projetos compradores no Brasil, roadshows pelo País, rodadas de negócios, visitas técnicas e incentivos para que as empresas que dele participam sejam certificadas a exportar produtos halal. As inscrições para o curso podem ser feitas aqui.
Leia mais:
Câmara Árabe leva halal do Brasil à feira Anuga


