São Paulo – A Câmara de Comércio Árabe Brasileira, a Mango Ventures e a Peppery Lab organizam no dia 12 de fevereiro um “Bootcamp” para selecionar uma startup do Brasil para participar da competição global do Annual Investment Meeting 2020 (AIM), fórum de investimentos que terá sua 10ª edição em Dubai, nos Emirados Árabes Unidos, de 24 a 26 de março. As inscrições para participar vão até 31 de janeiro e as startups interessadas podem se cadastrar aqui.
O Annual Investment Meeting 2020 está realizando competições nacionais em 72 países, incluindo o Brasil, para identificar as melhores startups. As empresas finalistas vão participar da competição global em Dubai e os vencedores de cada país disputarão um prêmio de US$ 50 mil.
No dia 07 de fevereiro a organização do AIM para a América Latina irá divulgar as startups selecionadas para participar do Bootcamp na Câmara Árabe, que ocorrerá no dia 12, na sede da instituição, em São Paulo. “Estamos selecionando os jurados junto com a Câmara Árabe, entre executivos, associados à Câmara e experts no mundo árabe. As startups serão avaliadas pelo grau de inovação, quão escalável é o modelo de negócios, se a tecnologia é aplicável, entre outros fatores”, explicou Wellington Galassi (foto), sócio da empresa Mango Ventures Brazil, que trabalha com desenvolvimento de projetos e internacionalização de startups. Ele falou à ANBA na sede da Câmara Árabe nesta terça-feira (21).
Os requisitos para a participação das startups no Bootcamp são ter um produto minimamente viável, ter sido legalmente constituída, ter evidência quantitativa da demanda do mercado, um plano de negócios e passaporte válido do representante por no mínimo seis meses.
A startup selecionada no Bootcamp ganhará o acesso ao evento AIM por três dias em Dubai, com voo e hospedagem inclusos, um estande no evento e a oportunidade de participar da competição global de startups.
Parceria
Segundo Galassi, a Mango Ventures criou um projeto em parceria com a Câmara Árabe e a Peppery Lab, empresa que faz curadoria da parte de inovação, para eventos e relacionamento com startups e gestão de conteúdo. Batizado de Arab Tech Tour, o projeto prevê a internacionalização de startups brasileiras voltada a países árabes, com uma série de eventos na agenda, como o AIM, o Fórum Econômico Brasil-Países Árabes, que ocorre em abril, em São Paulo, e a Gitex, feira de tecnologia e inovação em outubro, em Dubai. O projeto é responsável pela seleção da comissão julgadora do Bootcamp para o AIM.
“O Arab Tech Tour é um programa de inovação e internacionalização de startups e negócios inovadores entre o Brasil e os países árabes que está começando, ainda será lançado oficialmente. Estamos estruturando para que esse lançamento ocorra durante o Fórum Econômico Brasil-Países Árabes”, disse Galassi.
O objetivo do projeto, segundo o executivo, é anualmente selecionar algumas startups para um período de mentoria e depois ir para um país árabe específico, para que elas tenham uma agenda dedicada aos negócios. “E depois que elas retornarem, nós, Câmara Árabe, Mango e Peppery, continuaremos trabalhando na modelagem de negócios deles para que eles venham a gerar negócios junto aos países árabes”, disse.
O projeto não abrange apenas startups brasileiras, mas também executivos de alto escalão. “Isso também vale pra executivos C-Level, para conhecerem as oportunidades dos países árabes. Além disso, o programa envolve trazermos startups e investidores árabes para o Brasil. É, na verdade, um programa que visa o fomento das relações bilaterais, ou seja, tanto daqui para lá como dos árabes para o Brasil”, acrescentou.
Dentro desse contexto, para iniciar o programa, o projeto decidiu trabalhar inicialmente com Dubai por ser um ambiente que trabalha com muitas tecnologias inovadoras.
Galassi explicou que internacionalização muitas vezes pode ser confundida com exportação ou com a abertura de um escritório em outro país. “Mas abrange muito mais do que isso, é possível uma empresa seguir as melhores práticas internacionais, ser competitiva a nível global e nunca ter vendido para fora. É possível que a empresa brasileira receba um investimento estrangeiro e continue atuando somente no Brasil. Há vários cenários possíveis, é preciso desmistificar a falsa percepção do que é a internacionalização”, disse.
Para a Gitex, o projeto Arab Tech Tour pretende levar uma delegação de cerca de cinco startups mais alguns executivos de alto escalão para uma agenda dedicada. “Este não é um programa exclusivo, é inclusivo, tem o objetivo de incluir a trazer o maior número de players do mercado, inclusive o governo”, disse Galassi.