São Paulo – Uma empresa da Arábia Saudita virá ao Brasil em fevereiro participar de visitas técnicas a indústrias produtoras de rochas ornamentais e de uma rodada de negócios na feira Marmomac Brazil. Ela é uma das convidadas do projeto It’s Natural – Brazilian Natural Stone, uma iniciativa da Associação Brasileira de Rochas Naturais (Centrorochas) e da Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (ApexBrasil) para promover no exterior os produtos brasileiros do setor.
De acordo com informações da Centrorochas, empresas de diversos países foram convidadas a conhecer a produção de rochas ornamentais brasileiras e a participar da rodada de negócios. Em 17 de fevereiro, a delegação visitará uma pedreira em Cachoeiro de Itapemirim, no Espírito Santo, estado em que também conhecerão três fábricas nas cidades de Cachoeiro de Itapemirim e Serra, entre elas Magban, Decolores e Qualitá. Em São Paulo, em 19 de fevereiro, visitarão a feira Marmomac Brazil. No dia seguinte, participarão da rodada de negócios.
Dos 26 convidados pelo projeto, 15 são compradores. Desses 15, sete foram convidados pelo projeto It’s Natural e oito por uma parceria do Centrorochas com a organização da Marmomac. Além da companhia da Arábia Saudita, que será representada por um funcionário do Líbano, haverá compradores dos Estados Unidos, Romênia, Canadá, Austrália, Taiwan, México, Índia e Polônia. No grupo de visitantes estão, também, jornalistas, designers e arquitetos dos Estados Unidos, Turquia, Itália, Grécia e Alemanha.
Segundo os dados da Centrorochas, o Brasil é o quarto maior produtor e o quinto principal exportador mundial de rochas ornamentais. No ano passado, exportou US$ 1,26 bilhão, em expansão de 12,7% sobre 2023. Os principais destinos das rochas brasileiras foram Estados Unidos, China e Itália. O projeto It’s Natural tem como mercados-alvo China, Emirados Árabes Unidos, Estados Unidos, Índia, Itália, México, Reino Unido e Rússia.
Reportagem atualizada em 29/01/2025, às 9h18
Leia também:
Qualitá Group planeja venda de rochas naturais aos árabes