São Paulo – A companhia aérea Qatar Airways anunciou que pretende lançar vôos para a Austrália e expandir suas operações na Índia e na Europa até o início do próximo ano. Os planos de expansão foram anunciados na semana passa, de acordo com notícia publicada no jornal The Peninsula, do Catar.
Vôos para as cidades de Sydney e Melbourne, na Austrália, para Goa e Amritsar, na Índia, bem como duas novas rotas para a Europa estão previstas para os próximos nove meses. A companhia também deverá aumentar a freqüência dos vôos para alguns destinos de sua rede global a partir de 29 de março. Os vôos para a Austrália ainda aguardam aprovação.
A frota da Qatar Airways conta com 68 aeronaves, incluindo oito modelos Boeing 777 Long Range, capazes de voar sem escalas de Doha, a capital do país árabe, à Austrália. A primeira nova rota a ser inaugurada pela companhia em 2009 vai oferecer vôos diários entre Doha e Houston, nos Estados Unidos. Com quase 17 horas de duração, a rota terá um dos mais longos vôos sem escalas do mundo.
"A expansão robusta da Qatar Airways continua apesar do clima econômico atual", disse o CEO da empresa, Akbar Al Baker. "Sydney e Melbourne estão em nossos planos há muitos anos. Finalmente está chegando a hora de entrar no mercado australiano, que é altamente popular", afirmou.
"A Índia foi e é um de nossos destinos mais importantes, e estamos felizes com o fortalecimento dos laços econômicos e culturais com o país, que é uma das economias que cresce mais rapidamente no mundo. Diante dessa expansão econômica, é extremamente importante aumentar as conexões aéreas entre Índia e Catar", disse o CEO.
Ainda segundo Al Baker, a Europa é um mercado de importância estratégica para a Qatar Airways. Ele salientou a necessidade de ampliar a presença da companhia no mercado europeu, o que deverá acontecer com a inauguração de duas novas rotas nos próximos nove meses.
*Tradução de Gabriel Pomerancblum