São Paulo – A Qatar Airways irá investir US$ 40 bilhões na aquisição de 173 novas aeronaves até 2019. A companhia aérea do Catar também pretende ampliar sua atuação na América do Sul e poderá ter uma segunda freqüência de voos para São Paulo. As informações são do CEO da empresa, Akbar Al Baker, que deu uma coletiva de imprensa, nesta quinta-feira (02), em São Paulo.
Atualmente, a companhia trabalha com 91 aeronaves para 95 destinos, no Oriente Médio, África, Europa, Ásia, Oceania e nas Américas. Entre as compras dos novos jatos estão incluídos 80 Airbus A350, 60 Boeings 787, 10 Boeings 777, 17 Airbus A320, cinco Airbus A380-800 e um Bombardier Global 5000.
Desde junho deste ano, a Qatar Airways opera voos diários entre São Paulo e Doha. Os voos que partem do Brasil realizam ainda uma extensão em Buenos Aires, na Argentina. "Estamos operando com 74% de ocupação. Quando chegarmos a 89%, pediremos autorização para uma segunda freqüência", disse Baker sobre as operações no Brasil. "Esse voo é muito bem recebido pelo público porque somos a única companhia cinco estrelas do Oriente Médio voando na região", destacou.
O executivo, no entanto, não quis revelar quais outras cidades fazem parte dos planos da companhia. "Vamos expandir os destinos para a América do Sul, mas só vamos anunciar seis meses antes", disse.
Baker revelou ainda que a Qatar está negociando com a companhia aérea brasileira TAM para firmarem um acordo de codeshare (acordo de cooperação pelo qual uma companhia aérea transporta passageiros cujos bilhetes tenham sido emitidos por outra companhia). "Esperamos [que o acordo] que esteja concluído logo", afirmou.
Ele falou também sobre a construção do novo Aeroporto Internacional de Doha, que será administrado pela Qatar Airways. Com previsão de término da primeira fase para 2012, o aeroporto terá capacidade para receber 24 milhões de passageiros por ano, número que deve saltar para 50 milhões quando o projeto estiver totalmente concluído, em 2020.
"Vai ser o maior, mais sofisticado e mais ecológico aeroporto do mundo", ressaltou o executivo. O novo aeroporto, cujo custo do projeto é de US$ 14,5 bilhões, irá substituir o aeroporto atual da capital do Catar, que será totalmente demolido, sendo sua área destinada à construção de novos prédios.
O novo aeroporto terá um terminal de 463 mil metros quadrados e também abrigará um hangar com capacidade para 13 aviões ao mesmo tempo.
Rápida expansão
A Qatar Airways foi fundada no início de 1994. No início, a companhia operava apenas com quatro aeronaves em voos regionais. Com a nomeação de Al Baker como CEO, em 1997, a companhia experimentou uma veloz expansão e hoje é considerada a terceira melhor companhia aérea do mundo, de acordo com a classificação do site Skytrax.
Somente em 2010, a Qatar passou a operar em 10 novas rotas, incluindo o voo para São Paulo. No próximo ano, a companhia irá inaugurar pelo menos seis novos destinos, entre eles a cidade de Aleppo, na Síria.
No total, a companhia aérea emprega 13 mil funcionários, além de contar com outros seis mil em suas subsidiárias.