Algérie Presse Service*
Orã (Argélia) – Quatro grupos empresariais internacionais receberam aprovação técnica para participar na licitação para construção de uma usina de produção de gás liquefeito de petróleo (GLP) em Arzew, cidade portuária na província argelina de Orã. A usina terá capacidade de produção de quatro milhões de toneladas ao ano e ficará na área industrial de Arzew. O projeto faz parte da estratégia do país de exportar 85 bilhões de metros cúbicos de GLP ao ano até 2010.
As propostas técnicas foram abertas no domingo e os quatro grupos aprovados são a francesa Technip, o consórcio ítalo-japonês Snam Projetti/Chiyoda-Japan Consortium, o grupo americano KBR e a britânica Petrofac em parceria com a indonésia IKPT. Os envelopes contendo as propostas financeiras serão abertos em 45 dias.
A Argélia é o segundo maior país da África e seus principais recursos naturais são gás natural, petróleo, zinco, fosfato, ferro e urano, segundo informações no site da Câmara de Comércio Árabe Brasileira. Os principais produtos exportados pelo país são petróleo, gás natural, gás natural condensado, produtos refinados e gás liquefeito de petróleo.
*Tradução de Mark Ament