São Paulo – O rapper de Benghazi, na Líbia, MC Swat, fará um show juntamente com seu colega brasileiro, MV Bill, nesta quarta-feira (07), durante a Festa Literária Internacional das Unidades de Polícia Pacificadora (Flupp), no Rio de Janeiro. MC Swat ficou conhecido como o rapper que embalou musicalmente a revolta popular contra o regime de Muamar Kadafi, ditador líbio deposto e morto no ano passado.
Foi a canção “Hadhee Thowra” que tornou MC Swat popular na Líbia durante a revolução. Em português, o título da canção quer dizer “Isto é uma revolução”. MC Swatt canta desde 2007. Ele chegou a atuar em uma banda, em 2010, mas voltou a trabalhar sozinho no ano passado. Ele recebeu, em 2011, o prêmio de melhor artista da Líbia no Festival de Música de Benghazi, segundo informações da sua página no Facebook.
A Flupp acontece no Casarão do Morro dos Prazeres, em Santa Teresa, e o show de MC Swat e MV Bill ocorre às 20h35. Além dele, do mundo árabe também participa o poeta palestino Najwan Darwish, traduzido para dez idiomas. MC Swat e Darwish ainda estarão, na sexta-feira (09), num debate, às 15 horas, sobre a "arte entre bombas, opressão e espiões".
A festa é inspirada na Festa Literária de Paraty (Flip) e terá apresentações da Orquestra de Vozes Meninos do Rio, palestra de Ariano Suassuna, além de uma série de escritores e artistas. O roteirista João Emanuel Carneiro falará sobre a sua novela, Avenida Brasil, cujas cenas finais mobilizaram o Brasil no último mês. A Flupp vai até 11 de novembro.
Veja programação completa da Flupp no site www.flupp.net.br/programa.htm.