São Paulo – Em abril foram fechados 62.844 postos de trabalho em todo o Brasil. No ano já são 378,4 mil vagas fechadas, de acordo dados divulgados nesta quarta-feira (25) pelo Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged), órgão do Ministério do Trabalho e Previdência. Segundo as informações da instituição, o resultado de abril deste ano representa a menor quantidade de vagas fechadas desde o começo da série de resultados negativos, iniciada em abril de 2015.
Em nota, o ministro do Trabalho, Ronaldo Nogueira, afirmou que o resultado mês passado pode representar um recuo na trajetória de redução de vagas. “O número, apesar de ainda negativo, demonstra uma recuperação do mercado. É possível que no segundo semestre possamos ter dados positivos”, afirmou Nogueira no comunicado do ministério.
Ainda segundo o comunicado da pasta, em abril houve 1,25 milhão de contratações e 1,32 milhão de demissões. Entre os oito setores pesquisados, apenas dois geraram mais empregos do que fecharam: administração pública e agricultura. A única região que gerou empregos mais do que fechou foi a Centro-Oeste, impulsionada pelas contratações da construção civil e da indústria de transformação.