Agência Brasil
Recife – O projeto de construção de uma refinaria de Petróleo no Complexo Industrial e Portuário de Suape, na região metropolitana do Recife, começa a ser viabilizado a partir de hoje (16), com o lançamento da pedra fundamental do empreendimento pelo presidente do Brasil, Luiz Inácio Lula da Silva, e da Venezuela, Hugo Chávez.
As obras devem ter início em 2007, segundo o governo do estado, que estima que o empreendimento vá gerar 10 mil de empregos diretos durante a fase de construção e 1,5 mil, quando entrar em operação em 2011.
A unidade terá capacidade para processar até 200 mil barris de petróleo por dia. O petróleo será transportado em navios tanto da bacia de Campos, no Rio de Janeiro, como a partir da Venezuela. A idéia é abastecer os mercados do Norte e Nordeste do Brasil com derivados de petróleo, principalmente óleo diesel, para reduzir as exportações desses produtos. A refinaria recebeu o nome de Abreu e Lima em homenagem ao general pernambucano que lutou pela independência de países latino-americanos como a Venezuela, sob comando de Simon Bolivar.
A refinaria irá transformar óleo pesado em derivados como nafta, gasolina, óleo diesel, querosene de avião e gás de cozinha. Segundo a Petrobras, a unidade produzirá combustíveis com menor teor de enxofre e foi projetada para tornar o Nordeste auto-suficiente em derivados de petróleo. A obra vai ser financiada em conjunto pela Petrobras e a estatal de Petróleo da Venezuela (PDVSA).