Kuwait News Agency*
Cidade do Kuwait – A construção da nova refinaria da companhia petrolífera estatal do Kuwait, Kuwait Petroleum Corporation (KPC), terá um custo de US$ 12 bilhões, disse hoje (08) o diretor administrativo da KPC, Sami Al-Rusheid. A licitação para a nova obra deverá ser anunciada em julho. Essa será a quarta refinaria da KPC no Kuwait. As outras três refinarias são Mina Al-Ahmadi, Shuaiba e Mina Abdulla.
Em 1938, a Kuwait Oil Company, joint-venture formada pelas companhias Anglo-Persian Oil company (hoje British Petroleum) e Gulf Oil (hoje Chevron Corporation), fez a primeira descoberta de petróleo no Kuwait. Em 1979, as quatro maiores petrolíferas do país – Kuwait Oil Company, Kuwait National Petroleum Company, Kuwait Oil Tanker Company e Petrochemicals Industry Company – passaram a ser totalmente controladas pelo governo local. A Kuwait Petroleum Corporation foi fundada em 27 de janeiro de 1980, unificando a indústria petrolífera do país. As informações são do site da KPC.
O Kuwait é um país Árabe da Península Arábica que faz fronteira com o Iraque e a Arábia Saudita. O país detêm cerca de 10% das reservas petrolíferas mundiais e sua economia é baseada no petróleo, que representa 96% de suas exportações, mas o país também vende ao mundo fertilizantes e pescados.
O país é membro da Liga dos Países Árabes, do Conselho de Cooperação do Golfo (GCC) e da Organização Mundial do Comércio (OMC). Os principais fornecedores do país são os Estados Unidos, Alemanha, Japão, Arábia Saudita, Reino Unido, Franca e China, segundo informa o World Factbook da CIA. Já os principais países compradores de produtos provenientes do Kuwait são o Japão, Coréia do Sul, Estados Unidos, Taiwan, Cingapura e Países Baixos.
*Tradução de Gabriel Pomerancblum com informações da redação da ANBA.