São Paulo – A situação dos refugiados sírios no Brasil será um dos temas da Semana de Relações Internacionais das Faculdades Integradas Rio Branco, que ocorre de 27 a 29 de outubro, no campus Lapa da universidade, na capital paulista. Quem fará a abordagem será o sírio Amer Masarani, membro da Oasis Solidário – Associação de Assistência a Refugiados no Brasil, que dá assistência aos sírios que chegam ao País.
Masarani tem contato com a universidade já que o trabalho da Oasis vem recebendo apoio de alunos de Relações Internacionais das Faculdades Integradas Rio Branco. Tudo começou quando a professora de Direito Internacional da instituição, Ângela Tsatlogiannis, abordou o tema dos refugiados em suas aulas. Da discussão partiu a ideia de conhecer mais as condições destas pessoas no Brasil.
O grupo foi então procurar saber mais sobre o trabalho das ONGs envolvidas com a área e gostou do trabalho da Oasis Solidário. A parceria começou há cerca de um mês com doação de brinquedos para 95 crianças no Dia Das Crianças e tem o envolvimento dos alunos, que dão uma série de auxílios aos refugiados, como acompanhá-los para resolver questões legais na Polícia Federal e em atendimentos em hospitais, entre outros. Os estudantes falam inglês.
Os alunos trocam conhecimento com os refugiados, ensinando a eles o português e recebendo aulas de árabe. Tsatlogiannis deve fazer workshops para os refugiados sobre questões trabalhistas, entre outros temas. “É um povo super aguerrido, eles não querem ficar nessa situação de dependência muito tempo, aceitam qualquer trabalho”, afirma a professora, que é mestre em Direito internacional pela Exeter University, da Inglaterra.
A participação de Masarani na Semana Internacional das Faculdades Integradas Rio Branco será na próxima quarta-feira (28), às 19h40. Ele vai falar sobre a situação dos refugiados sírios no Brasil, como chegam ao País, e estará acompanhado de dois integrantes da Oasis para falar sobre o que cada um está vivendo. Esse também será o momento na Semana para relato do trabalho dos estudantes junto a esses refugiados.
A Semana abordará outros temas da agenda nacional e internacional e será voltada para jornalistas, estudantes, pesquisadores e o público em geral. No primeiro dia, o tema será relações comerciais e diplomáticas entre Brasil e China e a situação global do gigante asiático, além da situação do Irã e as ameaças do Estado Islâmico no Oriente Médio. No segundo dia, além dos refugiados, também a Grécia e a Zona do Euro serão temas. No terceiro dia a discussão será sobre a reaproximação entre Cuba e os Estados Unidos.
Serviço:
Semana de Relações Internacionais Rio Branco
Data: 27, 28 e 29 de outubro de 2015
Terça, quarta e quinta-feira
Horários: manhã e noite
Local: Faculdades Integradas Rio Branco
Av. José Maria de Faria, 111 – Lapa
São Paulo – SP
www.riobrancofac.edu.br
Palestra sobre sírios:
Quarta-feira, dia 28 de outubro, 19h40 às 22h40
Relatos da ONG Oasis – Associação de assistência a refugiados no Brasil. Convidado: Amer Masarani, membro da organização