Representante da Liga Muçulmana Mundial visita Câmara Árabe

Embaixador Talat Al-Muslemani chegou recentemente ao Brasil para representar a instituição religiosa internacional. Certificação halal é um de seus principais interesses.

Alexandre Rocha
alexandre.rocha@anba.com.br

São Paulo – O representante da Liga Muçulmana Mundial no Brasil, embaixador Talat Al-Muslemani, visitou nesta quarta-feira (08) a Câmara de Comércio Árabe Brasileira, em São Paulo, onde foi recebido pelo vice-presidente de Relações Internacionais da entidade, embaixador Osmar Chohfi, pelos diretores Mohamed Abdouni e Mustafa Abdouni, e pelo assessor de projetos especiais Tamer Mansour.

Chohfi (esq.) colocou a Câmara à disposição de Al-Muslemani

A Liga é uma organização religiosa internacional com sede em Meca, na Arábia Saudita, que atua na divulgação do Islã. Al-Muslemani chegou recentemente ao Brasil para assumir o posto. Ele disse à ANBA que terá entre suas funções a coordenação do centro islâmico e da mesquita que a Liga mantém em Brasília, e acompanhar processos de certificação halal que ocorrem no País, principalmente de carnes que são exportadas para a Arábia Saudita.

É considerada halal uma mercadoria produzida de acordo com as tradições muçulmanas e, portanto, permitida para o consumo dos seguidores da religião. O Brasil é um dos principais exportadores de alimentos halal do mundo.

“A Câmara Árabe é responsável pela legalização (certificação) de documentos [de exportação], então é uma entidade que devemos contatar e cooperar”, disse Al-Muslemani. Embora a Câmara não faça a certificação halal em si, ela verifica a autenticidade desta certificação e se a instituição que a emitiu tem autorização para tal do país de destino do produto. Este é um dos 26 itens que a Câmara Árabe checa nos documentos de exportação apresentados pelas empresas exportadoras.

A verificação do processo de produção halal propriamente dito – do abate no caso das carnes – é feito por certificadoras criadas para este fim.

O embaixador Osmar Chohfi colocou a Câmara Árabe à disposição do representante da Liga Muçulmana para organizar encontros com empesas brasileiras exportadoras, associações setoriais, principalmente do ramo de carnes, e com autoridades brasileiras ligadas ao segmento, com o objetivo de tratar dos procedimentos halal.

Alexandre Rocha/ANBA
Alexandre Rocha/ANBA

Publicações relacionadas