Agência Brasil
Brasília – Chefes de estado e de governo de sete países já desembarcaram em Brasília para a Cúpula América do Sul-Países Árabes. Segundo a assessoria de imprensa do Ministério das Relações Exteriores, ontem chegaram ao Brasil o presidente da Guiana, Bharrat Jagdeo, o primeiro-ministro da Síria, Mohammad Naji Al Otri, o primeiro-ministro do Líbano, Nagib Mikati, e o príncipe Saud Al-Saud, da Arábia Saudita. Hoje chegaram os presidente do Iraque, Jalal Talabani, do Djibuti, Ismail Omar, e da Argélia, Abdelaziz Bouteflika.
Da lista divulgada pelo Itamaraty, faltam ainda nove chefes de Estado e de governo que confirmaram presença na cúpula. O presidente da Bolívia, Carlos Mesa, que fazia parte da lista, não virá. Em seu lugar, virá o ministro das Relações Exteriores. Ainda são esperados para hoje os presidentes da Venezuela, Hugo Chávez, da Argentina, Néstor Kirchner, e da Palestina, Mahmoud Abbas.
A maior parte das autoridades desembarca na Base Aérea de Brasília, em vôos oficiais. Foi na base, pela manhã, que desembarcou a comitiva presidencial do Iraque. Alguns seguranças portavam armas não declaradas com antecedência e tiveram de entregá-las à Polícia Federal. De acordo com a assessoria da PF, as armas estão sendo analisadas e a possibilidade de serem devolvidas, após registro, está sendo avaliada.