São Paulo – O restaurante Sushi Hiroshi resolveu abrir seu cardápio para ingredientes da culinária árabe e inseriu tâmaras em algumas receitas. O local fica no bairro de Santana, na zona norte da capital paulista, e oferece sushi e drink com tâmaras cultivadas nos Emirados Árabes Unidos. As receitas entrarão no menu em papel em cerca de um mês, mas já podem ser pedidas por clientes que frequentam o restaurante.
O Sushi de Tâmara, que é uma opção de sobremesa, leva morango, kiwi, cream cheese e tâmaras em seu recheio. Ele é envolto com alga empanada, assim como o “hot roll”, e contém ainda um pouco de xarope de tâmaras. Os sushis são servidos em prato com oito unidades. O Drink de Tâmara é feito com rum, tâmara macerada e xarope de tâmara.
A receita dos sushis foi criada pelo sushiman do restaurante, Julio Ogawa, e o drink é uma criação do barman Neuton Araújo. Julio é proprietário do restaurante com o irmão, Francisco Ogawa, que cuida da área administrativa. Francisco conta que as receitas já foram servidas para alguns clientes e agradaram. “Ficou bom”, afirma ele.
A inserção das tâmaras no restaurante ocorreu a partir de uma sugestão da empresária Julia de Biase, que distribui tâmaras da marca Date Crown, da empresa Al Foah, dos Emirados, no mercado brasileiro. O Sushi Hiroshi funciona desde 1997 e Julia é cliente há cerca de 20 anos, segundo Francisco.
“Caiu bem porque entrou como um sushi sobremesa, o que não tínhamos e vários restaurantes [japoneses] não têm. É diferente. Com o drink harmonizando, deu uma boa combinação”, afirmou o sushiman Julio. Assim que os produtos estiveram na carta da casa, será possível avaliar a demanda e pensar em ampliação do uso da tâmara para outras receitas. O restaurante costuma renovar seu cardápio de tempos em tempos.
“Abrindo espaço no Sushi Hiroshi, que é extremamente bem conceituado e bem conhecido, as tâmaras vão chegar no paladar do consumidor final”, afirma Julia de Biase. A empresária vem divulgando as tâmaras no mercado brasileiro, onde o uso ainda não é muito difundido. O objetivo é que, provando o alimento em pratos e bebidas, as pessoas procurem as tâmaras nas grandes redes de supermercados, as consumam individualmente e também as insiram em suas receitas de pratos, sobremesas, bolos, bombons, coquetéis com ou sem álcool, assados, entre outras.
O Sushi Hiroshi serve as tradicionais receitas japonesas, mas costuma colocar algumas inovações no cardápio. Francisco conta que já foram usados nas receitas barbatana de tubarão e uma alga importada exótica chamada Hiyashi Wakame, entre outros itens. O restaurante serve também uma receita derivada de um prato árabe. É uma espécie de quibe cru japonês, feito com atum ou salmão. O restaurante recebe muitas pessoas de origem árabe, especialmente libaneses, segundo os proprietários.
Serviço:
Sushi Hiroshi
Rua Capitão Manoel Novaes, 189
Santana – São Paulo – SP
Telefone: +55 (11) 2979-6677
Site aqui – Facebook aqui – Instagram aqui