São Paulo – Ser um espaço dedicado à gastronomia e à cultura árabe. É esta a proposta do Maramiah-Arabic Salt and Soul, novo restaurante em São Paulo. O lugar, que oferece pratos de origem síria, libanesa e palestina, terá também exibição de filmes e realizações de palestras sobre temas árabes, além da participação em campanhas promovidas pela sociedade brasileira.
Projeto dos sócios Lubna Patrícia Abdallah e Abdul Ghani, o Maramiah recebe o apoio do Instituto da Cultura Árabe (Icarabe). Foi por meio de contatos com representantes do Icarabe que surgiu o conceito de juntar comida e cultura no mesmo empreendimento.
“Foram várias ideias que, juntas, acabaram trazendo isso à tona”, diz Abdallah. “Nessas conversas, decidimos aliar gastronomia com conscientização das pessoas, passando filmes e fazendo palestras”, conta a empresária. O calendário de eventos ainda não está definido, mas deverão ocorrer exibições de filmes pelo menos duas vezes por mês. “Serão filmes sobre a cultura, arquitetura, história árabe e também sobre o Islã. Vamos mostrar bastante coisa”, afirma.
Segundo Abdallah, as palestras devem ocorrer uma vez por mês. Entre os temas abordados estarão questões sociais e políticas do mundo árabe. As campanhas sociais brasileiras também estarão na pauta do restaurante.
Para começar, o Maramiah promove a campanha “Não Foi Acidente”, de iniciativa do engenheiro Rafael Baltresca, que perdeu a mãe e a irmã, atropeladas por um motorista embriagado. A campanha pede punições mais rigorosas para pessoas que matem ao dirigir depois de beber. “Estamos aderindo completamente à campanha. Por isso, não vamos vender bebidas alcoólicas [no restaurante]”, destaca Abdallah.
No cardápio do Maramiah estarão clássicos da cozinha sírio-libanesa já conhecidos no Brasil como, quibes, esfihas, charutinhos e cordeiro, até pratos mais típicos da Palestina, como o maqluba (prato com frango, arroz e berinjela, semelhante a uma paella) e o fasulie (à base de feijão branco).
Na decoração do lugar, tendas e almofadões para remeter a um clima de deserto. “A ideia é fazer do restaurante uma continuação da nossa própria casa, não algo comercial”, diz Abdallah. O Maramiah tem capacidade para 100 pessoas.
Serviço
Restaurante Maramiah-Arabic Salt and Soul
Endereço: Rua Canário, 390 – Moema
Horário de funcionamento: de segunda a sábado, das 11 às 23 horas, aos domingos, das 12 às 23 horas.
Tels.: (11) 5051-0558 e (11) 5051-0220