São Paulo – De 15 a 17 de agosto, acontece no Rio de Janeiro o Amaren International Festival. O evento terá apresentações de canções árabes, dança do ventre e danças árabes folclóricas, com artistas nacionais e estrangeiros.
“É um festival para representar a cultura árabe no Brasil. Nossa cultura é muito rica e tem uma variedade de artes e de estilos”, destaca Khaled Emam, organizador do evento. Emam é egípcio e mora no Brasil há 20 anos. Formado em engenharia e turismo, há oito anos ele se dedica também a atividades relacionadas à difusão da cultura árabe no País.
Durante os três dias da programação acontecem workshops, mostras e concursos de diversas modalidades de dança. As apresentações ao público em geral, no entanto, acontecem somente no dia 16.
“Teremos artistas que vêm do Egito e árabes que vem da Argentina, Ucrânia e Equador”, conta Emam. Ele explica que os workshops e as mostras são para bailarinas de todos os níveis. “Para quem está iniciando e também para as profissionais”, diz. Além de técnicas de dança, os workshops incluem palestras sobre cultura, tradição e folclore árabes.
Entre as atrações internacionais do festival estão o cantor egípcio Saad Ebrahem, que interpreta músicas populares, Hamada El Zogby, com as danças folclóricas tanura e said, e Alex DeLora, dançarina ucraniana. No total, o evento reunirá mais de 30 bailarinas profissionais em mais de 50 apresentações.
Este é o segundo ano no qual Emam organiza um festival com arte árabe. Em 2013, o evento levou o nome de Habaib Festival.
Serviço
Amaren International Festival
De 15 a 17 de agosto
Casa de España
Rua Maria Eugênia, 300 – Botafogo – Rio de Janeiro
Ingressos para apresentação ao público: R$ 60
A programação completa e os locais das vendas de ingresso estão disponíveis no link http://migre.me/kKCus


