São Paulo – A safra de uva de 2011 no Rio Grande do Sul deve ser a maior da história. O Instituto Brasileiro do Vinho (Ibravin) estima um aumento de 20% a 25% na colheita da fruta, o que, se confirmado, vai representar um crescimento de mais de 100 mil toneladas em relação à safra passada.
O presidente do conselho deliberativo do Ibravin, Júlio Fante, estimou uma colheita de 640 mil toneladas, se mantidas as condições climáticas favoráveis, sem ocorrência de chuvas de granizo, por exemplo.
No ano passado, foram colhidas 526,89 mil toneladas de uva, o que representou 90% da produção brasileira da fruta. A maior safra já colhida no Rio Grande do Sul foi em 2008, com 634 mil toneladas.
De acordo com nota do Ibravin, a qualidade das uvas deste ano deverá ser considerada a melhor na década. “Além do clima que está sendo favorável, agora as empresas estão melhor capacitadas, investindo em novas tecnologias e possuem mais conhecimento para elaborarem produtos de qualidade superior”, disse Fante.