São Paulo – O município de Petrópolis, no estado do Rio de Janeiro receberá, a partir de amanhã (09), um cine-debate voltado para a Palestina. O evento, chamado "Palestina, um drama contemporâneo", comportará desde mostra fotográfica até exibição de filmes sobre o país e o Oriente Médio e discussões sobre a questão palestina. Os encontros ocorrerão na Universidade Candido Mendes (UCAM).
Os debates, que ocorrerão junto com palestras de pesquisadores de questões do Oriente Médio e da Palestina, vão acontecer após a exibição dos filmes. Entre os palestrantes estarão Houda Bakour, especializada em Língua Árabe e mestre em Antropologia, Hani Hazime, professor do curso de Literatura Árabe da Universidade Federal do Rio de Janeiro, e Paulo Gabriel Hilu, antropólogo e diretor do Centro de Estudos Árabes da UCAM.
A exposição fotográfica é de Beatriz Bíssio, que é também doutora em História. Beatriz atuou como jornalista na África, Oriente Médio e América Latina como correspondente de vários meios de comunicação latino-americanos. Ela também será uma das debatedoras após a abertura da sua exposição e a exibição de um dos filmes.
A programação começa às 18h, com a abertura da exposição fotográfica, seguida do filme “A espera”. Ele é dirigido por Rashid Masharawi, de Gaza, e foi feito com a ajuda da França. O filme conta a missão de Ahmad, encarregado de selecionar atores para o novo Teatro Nacional da Palestina. Ahmad tenta identificar atores nos campos de refugiados. Além de Beatriz, Paulo Gabriel Hilu será debatedor após o filme.
No dia 17 de março será exibido, às 18h, o filme “Fronteiras de Medo e de Sonhos”, com debate de Houda Bakour, e no dia 23 de março, às 19h, o filme “Nós e os Outros”, do francês Emmanuel Hamon, sobre Edward Said. O último dia de programação é 30 de março, às 19h, com a exibição de “A Noiva Síria”, de Eran Riklis, produção da França, Alemanha e Israel. O filme conta a história de uma jovem síria que vive em região ocupada por Israel e que ao se casar com um primo de Damasco, não poderá voltar para a família.
O cine-debate é uma promoção do (Instituto da Cultura Árabe) Icarabe juntamente com outras instituições, como o Centro Alceu Amoroso Lima para a Liberdade (CAALL), a Universidade Candido Mendes e o seu Centro de Estudos Árabes, além da Associação de Amigos do Dr. Alceu (AADA). A entrada é franca e as exibições acontecem no Centro Cultural FASE – Casa Hercílio Esteves, da Universidade Candido Mendes.