São Paulo – A 10ª edição da Rondônia Rural Show Internacional se dará de 22 a 27 de maio, em Ji-Paraná, com iniciativas em prol da internacionalização dos negócios e produtos do estado. A cidade é a segunda maior de Rondônia e é sede desta que é a maior feira agrícola da região Norte do Brasil. A feira anual é realizada pelo governo de Rondônia por meio da Secretaria de Estado de Agricultura (Seagri). Este ano, o tema da Rondônia Rural Show será “Tecnologias Sustentáveis”.
Ao longo dos anos, o evento que segue sendo predominantemente voltado à agricultura e pecuária passou a incorporar outros setores, com estandes institucionais de secretarias do governo, instituições de ensino, entre outros, se tornando um evento multissetorial. Hoje, conta com um pavilhão internacional, promovido pela Invest Rondônia, braço da Secretaria de Desenvolvimento Econômico (Sedec) do estado que tem por objetivo atrair investimentos.
O estado de Rondônia tem uma população de 1,8 milhão de pessoas. A capital é Porto Velho. É o terceiro mais rico da região Norte e produz leite, carne, soja, café, castanhas, açaí, entre outros produtos. São exportados principalmente carne e soja.
A Invest Rondônia foi criada há dois anos como um esforço para internacionalizar o estado, atraindo investimentos e aumentando e diversificando exportações. Com este intuito, a Rural Show serve como vitrine para o estado de Rondônia e a Invest leva para Ji-Paraná 16 representantes de embaixadas e câmaras de comércio internacionais, inclusive a Câmara de Comércio Árabe Brasileira, representada pela analista de Relações Institucionais, Elaine Prates.
Além da Câmara Árabe, estão confirmadas as presenças de representantes da Embaixada dos Estados Unidos, da Bolívia e da Costa do Marfim, além da Câmara Texana, Câmara Peruano-Brasileira (Capebras) e Câmara Afro-Brasileira (Afrochamber).
De acordo com informações da Invest Rondônia, os países árabes vêm se destacando em tecnologia sustentável, sediando eventos como a COP27 (Egito) e a COP28 (Emirados Árabes Unidos), setor de interesse do estado. A feira terá um espaço de inovação em que expositores vão mostrar projetos sustentáveis.
A Câmara Árabe apresentará o painel “Países Árabes e Rondônia: oportunidades comerciais” na terça-feira (23) às 14 horas no palco principal do pavilhão internacional.
Na última edição, a feira contou com mais de 500 espaços, atendendo instituições públicas e privadas, empresas, prestadores de serviços, instituições de crédito e cooperativas. No ano passado, a feira contabilizou R$ 2,6 bilhões em negócios e um público de 240 mil visitantes.
Os setores representados na feira 2023 serão agricultura, pecuária, piscicultura e integração lavoura-pecuária-floresta. Na vitrine tecnológica expõem máquinas e equipamentos agrícolas, automóveis, bancos e cooperativas espaço multissetorial, construção civil e renováveis e multissetoriais.
Serviço
Rondônia Rural Show Internacional 2023
Rodovia BR-364, Km 333 –
Distante 11 quilômetros de Ji-Paraná sentido Presidente Médici
Ji-Paraná, Rondônia
(69) 3212-8822 (Ligação e WhatsApp)
Leia mais sobre Rondônia:
- Patrícia Olve, a rainha do couro de pirarucu
- Marca de sorvete traz ingredientes nativos de Rondônia
- Cacaulândia: município dá o nome a chocolate de Rondônia
- Sustentabilidade pode ser conexão de Rondônia com árabes
- Ascenergy comercializa o maior drone do agro brasileiro
- Peixe, café, cacau e açaí: potencial exportador de Rondônia
- Rondônia: café robusta amazônico cresce em sustentabilidade