São Paulo – O empresário e ex-presidente da Câmara de Comércio Árabe Brasileira, Rubens Hannun, lançou nesta terça-feira (11) pela noite o livro “Brasil e Mundo Árabe: Negócios, Marketing e Diplomacia Econômica Ampliada”. O lançamento ocorreu na sede da Câmara Árabe, na capital paulista, na presença de cerca de 400 pessoas, e foi acompanhado de um debate sobre o futuro da relação do Brasil e dos países árabes. O ex-presidente do Brasil, Michel Temer, que é descendente de libaneses, participou.
Estrategista de marketing e pesquisador de mercado, Hannun lançou o livro pelo Grupo Novo Século com a proposta de ser uma fonte de conhecimento e inspiração para quem quer se relacionar ou fazer negócios com os países árabes. A obra traz uma visão geral sobre a região e sobre as relações com o Brasil e aborda temas relevantes dessa conexão, como a construção da imagem do Brasil no mundo árabe e vice-versa, a diplomacia como ferramenta de relacionamento e negociação, o mercado islâmico, entre outros.
Entre os pontos altos do livro estão uma série de entrevistas com empresários, diplomatas, executivos e consultores sobre suas experiências com os países árabes, uma reflexão sobre o futuro desse relacionamento e dicas que servem para que brasileiros se prepararem para negociações com árabes. “Lembre-se que uma relação B2B é também uma experiência social. Prepare-se para ela”, é um dos conselhos escritos por Hannun, que também é cônsul honorário da Tunísia em São Paulo.
O evento de lançamento teve como intento ser um desdobramento do livro, com especialistas falando do futuro da relação do Brasil com os árabes em suas áreas de atuação. “O propósito desse livro é isso que está acontecendo aqui, fazer com que essas relações, tão boas já, mas que têm tanto a crescer, possam realmente avançar”, disse Hannun. Segundo ele, o livro também vem suprir um gap de informações recíprocas entre Brasil e países árabes. “A informação é fundamental. Esse livro veio também para trazer um pouco mais de informação, trazer um debate, para trazer conselhos e para debater”, disse.
Nessa direção, a vice-presidente da Syngenta, Grazielle Parenti, trouxe uma reflexão sobre o posicionamento dos países árabes na área alimentar, investindo em outros países produtores de alimentos, mas também localmente. “Trabalho no setor de alimentos e do agronegócio há alguns anos, é um dos setores em que a gente mais colabora entre o Brasil e os países árabes”, disse. Segundo Parenti, os países árabes têm participação nas grandes empresas de alimentos do mundo por meio dos seus fundos, mas também possuem em seus planos nacionais o desenvolvimento da agricultura local. “Lá também tem uma oportunidade de negócios”, disse, sobre o fornecimento de tecnologia agrícola.
Falando sobre turismo, tema também abordado no livro de Rubens Hannun, o diretor técnico da Secretaria de Turismo e Viagens do Estado de São Paulo, Virgílio de Carvalho, falou sobre o esforço do estado em prol da atração do turista muçulmano. O estado já lançou um Guia de Turismo Halal, que, segundo Carvalho, está sendo atualizado. De acordo com o diretor, o governo paulista tem como meta fazer com que o turismo responda por 11% do seu Produto Interno Bruto (PIB) em dois anos. Hoje o setor representa 9,4% do PIB.
O Partner e Head de Global Market da eB Capital, Guilherme Quintal, que trabalhou no fundo saudita PIF e morou na Arábia Saudita, contou da transformação pela qual passou com a experiência. “O relacionamento não deve ser transacional, ele deve ser pensado no médio e no longo prazo com sinceridade. As pessoas na região como um todo me ensinaram isso de uma forma muito transformadora: o árabe fala com você não pelo que você tem, mas pelo que você é. Isso mudou a minha concepção de vida, mudou a maneira que eu vejo os negócios, que eu vejo tudo na vida”, disse. Ele recomendou fazer negócios com os países árabes com um pensamento bilateral, em que também se oferece algo a eles, e não com um pensamento unilateral.
O diretor-executivo e responsável pela área de Relações Institucionais e Novos Mercados da Eurofarma, Walker Lahmann, fez uma reflexão sobre o cenário global. “Estamos num momento, nas últimas semanas, muito interessante, de repolarização do cenário político econômico mundial, ou seja, talvez migrando para uma polarização entre os Estados Unidos e China, e talvez com uma grande oportunidade para o Brics, e aí temos, além do Brasil, logicamente, três países árabes, Egito, Emirados Árabes Unidos e Arábia Saudita, que pertencem ao Brics e que, sem dúvida, podem ser catalisadores desse impulsionamento da relação entre o Brasil e os países árabes”, disse. Ele percebe oportunidades para medicamentos nos países árabes que não têm indústrias de saúde relevantes.
Após ouvir as reflexões dos seus convidados, Hannun disse que se tratou de uma demonstração do potencial da relação Brasil-países árabes. “Mostra o quanto o Brasil está aberto para essa relação, quanto isso pode agregar e quanto isso pode crescer, não só para benefício nosso, no Brasil, mas para benefício dos árabes também” falou.
Michel Temer
Antes dos debates, outros convidados e apoiadores da publicação falaram. Temer, um dos prefaciadores do livro, abriu a noite. “Oportuníssima a obra do Rubens Hannun porque ele está tratando do incremento das relações comerciais, mas também das relações culturais, afetivas, diplomáticas entre o Brasil e os países árabes”, descreveu. O outro prefaciador, o secretário-geral da União das Câmaras Árabes, Khaled Hanafy, enviou mensagem de vídeo gravada. “Este livro é uma contribuição oportuna e valiosa para nossa compreensão do relacionamento dinâmico entre o Brasil e o mundo árabe”, disse ele.
Também falaram representantes dos apoiadores culturais do livro, que foram Casa Árabe, Câmara de Comércio Árabe Brasileira, International Halal Academy, Fambras Halal, Núcleo de Estudos dos Mercados Árabes e Islâmicos e H2R Trends & Insights. “Esse resgate histórico enriquecido com dicas e mapeamento de oportunidades é um legado para as novas gerações”, disse o vice-presidente da Fambras, Ali Zoghbi. “O Rubens, nesse livro, fez com grande maestria uma revivência dos seus anos como diretor, presidente e agora conselheiro da nossa Câmara”, disse o presidente do Conselho Superior de Administração da Câmara Árabe, Marcelo Sallum. Hannun integra o Conselho de Orientação e Deliberação da entidade.
Alessandra Frisso, diretora-executiva da H2R Trends & Insights, diretora na Câmara Árabe e esposa de Hannun, descreveu o livro como símbolo de uma trajetória. “Uma trajetória pessoal do Rubens, mas uma trajetória também da experiência, da dedicação dele por longos anos à pesquisa e ao mundo árabe, estudando as relações entre os dois povos, todo o conjunto dos países árabes e o Brasil”, disse. Segundo ela, o livro evidencia o quanto um relacionamento é importante para construir bases sólidas para os negócios. Hannun fez um agradecimento especial para Alessandra.
O decano do Conselho dos Embaixadores Árabes no Brasil e embaixador da Palestina em Brasília, Ibrahim Alzeben, que é um dos entrevistados do livro, também falou no lançamento. Ele disse que a publicação reflete a dedicação e o amor de Hannun por aquilo que faz. “Foi o amor pelo seu arabismo e sua brasilidade que o motivaram a escrever essa obra planejada e pensada há muitos anos”, disse.
O troféu
O evento teve como mestre de cerimônias a gerente de Marketing da Câmara Árabe, Marina Sarruf, e o bate-papo foi conduzido pelo biógrafo Elias Awad, que foi um incentivador da escrita de Hannun. “Lá atrás eu falei: Rubens, você está iniciando uma corrida. Lá na frente você vai ver uma placa de chegada. Você viu a placa e agora você já está com troféu na mão, então, Parabéns”, disse Awad, que já escreveu mais de 30 livros, entre eles títulos sobre trajetórias de grandes empresários brasileiros.
Pela Câmara Árabe participaram também o presidente William Adib Dib Junior, o secretário-geral e vice-presidente de Relações Internacionais, Mohamad Mourad, a vice-presidente de Comunicação e Marketing, Silvia Antibas, o vice-presidente Administrativo, Nahid Chicani, os ex-presidentes Osmar Chohfi, Antonio Sarkis Jr. e Salim Schahin, e os diretores Arthur Jafet, Sami Roumieh, Claudia Yazigi Haddad e Renata Maron.
Também foram apoiadores do lançamento do livro a agência de marketing digital Graux, a empresa de papeis Papirus, o Grupo Novo Século, o restaurante Rosima, o biógrafo Elias Awad e a empresa Polico Alimentos. Após os debates e falas, os convidados foram recebidos com um coquetel e tiveram seus livros autografados pelo autor.
Serviço:
Livro: Brasil e Mundo Árabe: Negócios, Marketing e Diplomacia Econômica Ampliada
Autor: Rubens Hannun, Editora Grupo Novo Século
Preço: R$ 103,92
Onde Comprar: Amo Ler, e-commerce do Grupo Novo Século
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