São Paulo – Deverão ser colhidas, nas lavouras brasileiras, 154,2 milhões de toneladas de grãos na safra 2010/2011, de acordo com levantamento divulgado nesta quinta-feira (10) pela Companhia Nacional de Abastecimento (Conab). Se a previsão se confirmar, haverá um novo recorde de produção, com crescimento de 3,4% ou cinco milhões de toneladas sobre a a colheita anterior.
O motivo do aumento projetado é a ampliação das lavouras de algodão, feijão, soja, arroz, além do clima que favoreceu algumas culturas. Em área, o maior crescimento ocorre no algodão, com cerca de 56% a mais, o que deve levar a uma produção de 1,9 milhão de toneladas de pluma. Na safra anterior, o volume foi de 1,2 milhão de toneladas.
A área de feijão deve avançar 7,7% para 3,9 milhões de hectares e com produção de 3,7 milhões de toneladas. A soja teve uma ampliação na área de 2,4%, alcançando 24 milhões de hectares, enquanto a produção cresce 2,3% para 70,3 milhões de toneladas. Em arroz, o aumento de área foi de 3,7% e em milho deve haver redução de volume colhido.