Geovana Pagel
São Paulo – “Hoje, a exportação é uma atividade que não se resume à mera negociação comercial. Representa, acima de tudo, um dos principais recursos para a movimentação de toda a economia do país”, disse o presidente da Câmara de Comércio Árabe-Brasileira (CCAB), Paulo Sérgio Atallah, durante a cerimônia de entrega do prêmio Brasil Cidadania de Exportação, realizada na tarde de ontem (20), no Palácio do Itamaraty, em Brasília.
Das 48 empresas inscritas, 41 foram classificadas e a maioria enviou representantes para o Distrito Federal. Mais de 250 pessoas presenciaram a entrega dos prêmios.
Criado pela CCAB em parceria com o Instituto Brasileiro de Desenvolvimento da Cidadania, o prêmio é uma homenagem às empresas exportadoras que desenvolvem projetos de ações voltadas para a comunidade.
A iniciativa conta com o apoio do Ministério das Relações Exteriores e da Agência de Promoção de Exportações do Brasil (Apex).
Os prêmios foram entregues pelo presidente da Câmara Árabe, juntamente com o presidente do Instituto Brasileiro de Desenvolvimento da Cidadania, Paulo Saab, e o ministro interino das Relações Exteriores, embaixador Samuel Pinheiro Guimarães Neto.
Paulo Saab disse que a iniciativa envolveu os três setores da sociedade: “O setor público, a iniciativa privada e as entidades sem fins lucrativos, que servem de rumo para a superação de barreiras que a construção da nação brasileira ainda exige para que se crie um país assentado em bases sólidas”.
Segundo Saab, a somatória das metas crescentes de exportação com a evolução do investimento das empresas exportadoras em projetos sociais resulta numa combinação que só traz benefícios aos brasileiros. “Por isso deve ser estimulada”, disse.
Aposta no futuro
Em seu discurso, o presidente da Câmara Árabe destacou que a exportação promove a entrada de recursos que contribuem para o equilíbrio da balança comercial e que são investidos no próprio país. “Mantém as empresas operando, gera empregos, capacita a mão-de-obra e promove projetos sociais que beneficiam a sociedade como um todo”.
Atallah ressaltou ainda o entusiasmo com a viagem em dezembro do presidente Luiz Inácio Lula da Silva aos países árabes que representam 70% das exportações brasileiras para aquela região.
A visita oficial será pontuada pela realização da Semana do Brasil em Dubai, nos Emirados Árabes Unidos, que reunirá empresas brasileiras dos mais variados setores. “Este evento fecha com chave de ouro uma programação de sucesso realizada em 2003, com destaque para a Big Five, seminários, visitas e missões”, afirmou.
Atallah disse ainda que as empresas sabem da importância da participação da iniciativa privada na promoção do desenvolvimento econômico e no atendimento das demandas sociais. Segundo ele, as projeções otimistas para as exportações brasileiras dos próximos anos precisam ser vistas como metas a serem atingidas e, se possível, superadas.
Para que isso aconteça, ressalta Atallah, é necessário que as novas iniciativas sejam estimuladas. “Até chegarmos a um estágio no qual os projetos como estes que estão sendo premiados hoje sejam vistos como prioridade para as empresas e para o país”.
Seleção
Para a indicação dos premiados e destaques da categoria exportação foi considerado, em primeiro lugar, o volume das exportações realizadas em 2002 pelas empresas inscritas.
Em segundo lugar, o crescimento das exportações e uma avaliação da contribuição da empresa para a popularização da imagem do país e dos produtos brasileiros.
Para os destaques foram reconhecidas as iniciativas que facilitaram as exportações, assim como as ferramentas que têm levado os empresários e o povo brasileiro a avançarem cada vez mais.
Confira as empresas vencedoras do Prêmio Cidadania Brasil de Exportação 2003:
Categorias social e exportação
Vencedor na Categoria Master Social I – Usinas Siderúrgicas de Minas Gerais (Usiminas)
Vencedor na Categoria Master Social II – Fiat Automóveis
Vencedor na Categoria Master Social III – International Engines South America
Vencedor na Categoria Cobertura Jornalística de Projetos Sociais – Rádio Jovem Pan – Campanha Jovem Pan pela Vida Contra as Drogas
Destaque Social – Revista Veja na Sala de Aula
Vencedor na Categoria Exportador no ano de 2002 – Companhia Vale do Rio Doce
Vencedor na Categoria Exportador da Imagem Brasileira – TV Globo
Vencedor na Categoria Exportador para os Países Árabes – Perdigão Agroindustrial
Vencedor na Categoria Cobertura Jornalística do Setor de Exportação – Jornal O Estado de São Paulo
Destaque de Exportação – Associação Nacional dos Fabricantes de Veículos Automotores (Anfavea)
Destaque de Exportação – Associação Brasileira da Indústria Têxtil e de Confecção (Abit)

