São Paulo – Com o projeto SP Samba, promovido pela seção paulista do Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae-SP), as escolas de samba do Carnaval paulistano têm conseguido aumentar a lucratividade e atrair mais turistas, tanto nacionais quanto internacionais. “O projeto é todo focado na sustentabilidade”, afirmou a gestora do projeto, Camila Patricio.
Iniciado em 2003, o projeto SP Samba tem como objetivo profissionalizar as escolas, gerando oportunidades de emprego e de capacitação para as comunidades envolvidas durante o ano todo e não apenas no período do Carnaval. Segundo Camila, até o momento quatro escolas aderiram ao projeto: Mocidade Alegre, Unidos da Vila Maria, Sociedade Rosas de Ouro e Peruche. “Nossa intenção é ampliar o projeto para atender todas as escolas”, disse.
Os consultores do Sebrae, em parecia com as escolas, oferecem oficinas de capacitação, treinamento e divulgação. “Temos como pano de fundo o turismo. É preciso promover ações para criar um ambiente favorável para receber os turistas”, afirmou Camila. De acordo com ela, é impressionante como o número de turistas que visitam as escolas já aumentou após o início do projeto.
No último final de semana, por exemplo, cerca de 120 turistas visitaram os ensaios da Mocidade Alegre. Entre eles estavam americanos, mexicanos, italianos e colombianos. Para atende-los, as escolas capacitaram guias turísticas, taxistas, tradutores, seguranças e recepcionistas. “A qualidade dos serviços melhorou muito”, disse Camila, que citou a higienização dos banheiros, apresentação da quadra e até a criação de uma lojinha de suvenires.
Outro ponto positivo com o projeto foi a formação de parcerias entre escolas, agências de turismo e hotéis. “Essas parcerias trazem um maior incentivo para as escolas”, disse Camila. No caso da Mocidade, os pacotes turísticos vendidos por algumas agências já incluem visita monitorada ao barracão e participação nos ensaios em camarote vip. Nos últimos anos, cerca de 100 integrantes da escola já participaram dos cursos do Sebrae.
O ano todo
Para sustentar o projeto SP Samba durante o ano todo, as escolas paulistas têm que inovar. No ano passado, por exemplo, a Rosas de Ouro começou a promover eventos corporativos, realizando workshops para ensinar a tocar bateria e até tocou em animação de festas de final de ano.
Outra idéia da escola para este ano é o Festival Gastronômico, que será realizado após as festas do Rei Momo. Em março, integrantes das comunidades vão criar pratos que simbolizem a escola e chefs de grandes hotéis vão escolher o melhor. A receita vencedora será comercializada na quadra, em eventos no final de semana.