São Paulo – O Banco Santander vai oferecer 300 bolsas para estudantes de graduação e pós-graduação do Brasil, Espanha e Reino Unido estudarem em universidades no Marrocos e em países da América e Europa.
As bolsas, que serão para o ano letivo 2011/2012, fazem parte do programa Fórmula Santander e beneficiarão 300 universitários dos três países mencionados, cabendo 100 vagas para cada um deles.
O programa tem duração de um semestre, e cada bolsa terá o valor equivalente a cinco mil euros, que cobrirá as despesas de matrícula, transporte, alimentação e hospedagem do estudante.
Várias áreas do conhecimento estão contempladas no programa, e o aluno poderá escolher o curso que lhe interessar entre as 833 instituições de ensino superior conveniadas ao Santander Universidades em todo o mundo. Para participar, é preciso estar matriculado em uma instituição conveniada ao Santander Universidades no Brasil.
No Marrocos, há 12 universidades participantes do programa: Université Mohammed V – Souissi (Rabat), Université Abdelmalek Essaâdi (Tétouan), Université Hassan II (Casablanca), Université Ibn Zohr (Agadir), Université Hassan II (Mohammedia), Université Cadi Ayaad (Marrakesh), Université Sultane Moulay Slimane (Beni Mellal), Université Hassan 1er (Settat), Université Mohamed 1er (Oujda), Université Sidi Mohammed Ben Abdellah (Fez), Université Moulay Ismaïl (Meknes) e Université Ibn Toufail (Kenitra).
Os bolsistas serão selecionados diretamente pelas universidades brasileiras conveniadas ao Santander Universidades, e os critérios serão publicados nos editais das instituições. Entre os requisitos estão um bom desempenho acadêmico, condições socioeconômicas desfavoráveis e bons conhecimentos de outros idiomas.
Ao fim do programa, o Santander entrevistará os candidatos que tiverem interesse para avaliar a possibilidade de realização de estágios profissionais no banco. A realização da entrevista levará em conta o perfil do estudante e as necessidades da instituição no momento do término do período de estudos.
Além do Marrocos, os estudantes também podem optar por instituições conveniadas na América Latina, China, Estados Unidos, Espanha, Portugal, Reino Unido e Rússia.
As inscrições ainda não estão abertas, mas os interessados devem ficar atentos às datas que serão divulgadas no site www.santanderuniversidades.com.br.

