São Paulo – O Marrocos promoverá uma semana com atividades sobre sua cultura na capital paulista a partir desta quarta-feira (06) até a terça-feira da próxima semana (12). A Semana Marroquina ocorrerá no Conjunto Nacional e terá atrações gratuitas e abertas ao público como apresentações musicais, exposição e desfiles. A promoção é do Escritório do Turismo do Marrocos, órgão de promoção turística marroquino e tem por objetivo mostrar o país como destino de turismo.
A programação prevê apresentação de orquestra de música marroquina com o grupo Benjelloun, que vai tocar sons andaluzes. Vale lembrar que o Sul da Península Ibérica foi colonizado por árabes por centenas de anos até o século 15 e, posteriormente, portugueses e espanhóis estabeleceram colônias no Marrocos. Também haverá cerimônia do chá, ritual no qual será servida infusão de folhas de chá verde e menta verde, que é uma tradição no Marrocos e símbolo de hospitalidade, e exposição de fotografias que mostram o país.
Será oferecida ainda pintura de tatuagem de hena, que também é feita no país árabe, e haverá produção de artesanato marroquino ao vivo. Estão previstos também demonstração de caligrafia árabe com o calígrafo Filali Baba e desfile de kaftans da estilista Sana Redwani. Os kaftans são trajes longos usados no Marrocos e em outros países árabes e da África como símbolo da cultura popular.
O tema do evento é “Marrocos, respire a autenticidade” e ele está em sua terceira edição. As outras duas edições ocorreram em 2015 (foto acima) e 2018, também no Conjunto Nacional, e atraíram grande número de brasileiros. As atividades ocorrem no saguão do prédio, uma área de alta circulação de pessoas, das 10 às 20 horas. As apresentações são feitas no decorrer do dia, em momentos alternados.
Em material divulgado pela assessoria de imprensa do evento, o diretor-geral do Escritório do Turismo do Marrocos para o Brasil e Portugal, Abdellatif Achachi, afirmou que o Brasil é um dos países mais estratégicos para o turismo do Marrocos e a expectativa, com o evento, é atrair cada vez mais brasileiros. No ano passado, o Marrocos recebeu 60 mil brasileiros, número 13% superior ao ano anterior, e a meta é crescer na casa de dois dígitos em 2019.
Serviço:
Semana Marroquina
De 06 a 12 de novembro de 2019
Das 10 às 20 horas
Conjunto Nacional
Av. Paulista, 2073 – Consolação – São Paulo
Gratuito