Geovana Pagel
geovana.pagel@anba.com.br
São Paulo – A designer libanesa Raouda Assaf foi buscar em suas raízes a inspiração para as sandálias e sapatos que produz no Brasil. O Líbano, com suas cores, formas e cheiros, que tantas lembranças boas trazem a Raouda, é a base da coleção 2008. "Sempre que vou começar uma coleção nova tento recriar um ambiente. Desta vez voltei até a pequena aldeia onde viveram meus avós, no Vale do Bekaa", conta Raouda.
Foi lá, revendo as casinhas de pedra do vilarejo cravado entre montanhas que a designer reencontrou familiares e recordou momentos únicos de sua infância. "O jardim da casa da minha avó era lindo. De uma beleza selvagem, porque era todo desordenado", lembra. Essa é a segunda coleção com marca própria que a Raouda lança no Brasil.
Agora o desejo da designer é voltar ao Líbano em 2008 para fotografar os modelos exatamente nos lugares que inspiraram a coleção. "Já avisei ao Jacques Dequeker (fotógrafo) que meu projeto é preparar o novo catálogo no Líbano e mostrar toda a beleza e diversidade que é possível encontrar num país com mulheres cobertas e descobertas também", conta. "Meu objetivo é mostrar para o mundo que com tolerância, pessoas diferentes, com culturas diferentes, podem conviver em harmonia", explica.
Entre as cores da nova coleção destaque para o branco, o amarelo, o esverdeado, o vermelho e o dourado envelhecido. "Vem da época de outono no Líbano. É um colorido que toda mulher gosta de ter e usar, das flores, tudo muito feminino", conta a designer, que também é formada em arquitetura.
Raouda conta que faz questão de trabalhar somente com matérias-primas diferenciadas. Utiliza muito couro de cabra, comprado de fornecedores brasileiros ou importado da Europa. O acabamento é feito no Brasil com produtos químicos que garantem maciez e conforto nas rasteiras, sapatos altos, baixos e sandálias. "Nessa nova coleção temos uma linha Festa e a linha Celebrity, para o dia, onde o grande destaque são as rasteiras flexíveis que, além de serem extremamente confortáveis, são dobráveis."
O conforto, segundo Raouda, é garantido pelas palmilhas produzidas em couro e revestidas por uma espuma especial que garante flexibilidade. "Faço questão de pesquisar muito, de conversar com os técnicos que estão testando o produto até chegar no material ideal", afirma.
A fabricação dos calçados criados pela designer é tercerizada e feita em Novo Hamburgo, município do Rio Grande do Sul que fica em um pólo calçadista. Já a comercialização é feita na Conceito Showroom, em São Paulo, e em cerca de 50 lojas multimarcas espalhadas pelo país.
Do mundo
Raouda é uma cidadã do mundo. Nasceu no Líbano, mas já morou no Brasil, no Egito, na Austrália e na Inglaterra. A primeira mudança foi para o Brasil, com a família, durante a adolescência. Foi em terras brasileiras que ela cursou faculdade de Arquitetura e adotou o país como seu segundo lar. "Escolhi trabalhar o mercado brasileiro depois de tantos anos morando no exterior por uma questão sentimental. O Brasil nos recebeu muito bem e sempre tive essa vontade de voltar para produzir alguma coisa aqui."
Raouda conta que logo depois de formada conseguiu uma bolsa do governo egípcio para estudar arquitetura árabe. Após esse período de estudo e trabalho no Egito, decidiu ir para a Austrália, onde começou a se interessar por moda, mais especificamente por design de calçados. "Lá conheci pessoas ligadas à essa área, de uma empresa da Inglaterra, que me convidaram para trabalhar com o desenvolvimento de novos modelos", lembra.
Na Inglaterra, Raouda conta que tem o privilégio de fazer parte da uma associação de designers ingleses – a British Council of Fashion. "Um grupo muito fechado e referência no mundo todo", destaca. As criações de Raouda para a empresa inglesa são produzidos na Itália e são comercializados na Europa e nos Estados Unidos. Em 2005 e 2006, esse grupo de designers foi convidado a participar de um evento de luxo em Dubai, nos Emirados Árabes UNidos. "Foi uma experiência incrível porque todas as empresas de luxo estavam presentes", garante.
No momento Raouda divide seu tempo entre as criações para a empresa inglesa e sua marca própria no Brasil. "Meu sonho, após consolidar minha marca no mercado interno, é iniciar um trabalho forte no mercado externo e vender minhas criações para o mundo", diz a designer.
Contato
Conceito Showroom
Telefone: +55 (11) 3064-0917