São Paulo – A petrolífera Saudi Aramco anunciou nesta quarta-feira (11) que vai aumentar ainda mais a sua produção de petróleo, para 13 milhões de barris por dia a partir de abril. Notícia publicada no site do jornal Arab News informa que a empresa recebeu diretiva do Ministério da Energia para aumentar a produção nesta proporção.
Na terça-feira (10), a Saudi Aramco anunciou a intenção de aumentar a produção em 300 mil barris por dia, para 12,3 milhões de barris. Segundo a notícia da Arab News, o aumento é tentativa de conquistar participação mercado na disputa global pelos preços da energia. A Saudi Aramco notificou os clientes de que ofereceria grandes descontos. Os Emirados Árabes Unidos também anunciaram planos de produzir mais.
O aumento de produção da Arábia Saudita fez o preço do petróleo despencar no começo da semana. A decisão saudita ocorreu após falta de acordo da Rússia com a Organização dos Países Exportadores de Petróleo (Opep) para a realização de cortes na produção com a intenção de evitar queda dos preços do petróleo, diante de uma demanda enfraquecida pelo coronavírus. Diante do anúncio saudita, a Rússia também prometeu aumentar a produção.