Cairo – A Autoridade Saudita de Desenvolvimento de Exportação (Saudi Exports) anunciou o lançamento de sua estratégia de transformação institucional. O objetivo é mudar para uma nova etapa que se alinha com os objetivos da visão da Arábia Saudita até 2030, na diversificação da economia local, promovendo as exportações sauditas não petrolíferas.
A nova estratégia da autoridade é aumentar o valor das exportações não petrolíferas de 16% para pelo menos 50% do produto interno bruto (PIB) até 2030, de acordo com a Visão 2030.
Faisal Al-Bedah, secretário-geral da Saudi Exports, disse que a transformação institucional da autoridade tem um roteiro qualitativo, cujos caminhos e planos estão alinhados com as visões desenvolvimentistas da liderança nacional para a economia.
Al-Bedah ressaltou que a estratégia visa alcançar uma verdadeira parceria com o setor privado, especialmente com os exportadores, para melhorar o ambiente de exportação, desenvolver as capacidades dos exportadores, melhorar sua competitividade nos mercados e aumentar seu preparo para enfrentar os desafios globais.
O secretário acrescentou que tudo isso foi alcançado de forma tangível graças a uma série de esforços contínuos em que a autoridade trabalhou, principalmente a cooperação com as autoridades competentes para resolver os obstáculos do ambiente de exportação no reino. Segundo ele, mais de 160 dessas barreiras foram resolvidos durante 2021. Também foram realizados mais de 28 workshops e programas de capacitação para exportadores.
Ele explicou que foi lançado o Programa de Estímulo à Exportação Saudita, que incentiva e auxilia as empresas a construir e aprimorar suas capacidades competitivas e expandir seu alcance global. Além deste, também há o programa Made in Saudi Arabia, que contribuiu para criar uma identidade unificada para as exportações sauditas e aumentar sua confiabilidade.
Al-Bedah explicou que o Programa de Estímulo à Exportação Saudita prevê nove incentivos compatíveis com os compromissos do reino na Organização Mundial de Comércio, dos quais mais de 220 empresas exportadoras foram beneficiadas durante o ano passado.
O programa Made in Saudi Arabia, que é um dos programas criados no Programa Nacional do Desenvolvimento Industrial e Logística, atraiu mais de 1.200 empresas locais desde seu lançamento e apresentou seus produtos a um grande número de mercados globais.
As exportações sauditas não petrolíferas tiveram um bom crescimento, pois aumentaram 34% durante os primeiros nove meses de 2021, e entre os principais setores estavam o petroquímico, o setor de materiais de construção e o setor de veículos e peças de reposição.