Sauditas encerram mês dedicado ao idioma árabe no Brasil

O Mês do Idioma Árabe no Brasil promoveu atividades para divulgar a língua no País. Realização foi do Centro Rei Abdullah Bin Abdul Aziz para o Idioma Árabe e a cerimônia de encerramento foi nesta quinta-feira.

Thais Sousa
tsousa@anba.com.br

São Paulo – O Mês do Idioma Árabe no Brasil teve suas atividades encerradas nesta quinta-feira (24), em São Paulo. O evento foi promovido pelo Centro Internacional Rei Abdullah Bin Abdul Aziz para o Idioma Árabe, da Arábia Saudita.

Durante o jantar de encerramento (foto acima), no Hotel Pullman Ibirapuera, estiveram presentes representantes do centro saudita, como o Mahmoud Ismail Saleh, secretário-geral da instituição, e diplomatas como o embaixador da Arábia Saudita no Brasil, Ali Abdullah Bahittam.

Esta é a primeira edição do evento promovido pela entidade saudita no Brasil e teve apoio cultural do Centro de Divulgação do Islam para América Latina (CDIAL). “Esse Mês [foi realizado] em Foz do Iguaçu, depois em Florianópolis, São Bernardo do Campo e em São Paulo, na USP. Esse evento simboliza sobretudo a importância do aprendizado do idioma árabe no Brasil. Esperamos que hajam outros eventos em breve”, afirmou Elias Hadi, responsável comercial do CDIAL.

Mahmoud Ismail Saleh, do centro saudita, durante abertura de exposição sobre idioma árabe no Brasil, na USP

Em discurso de encerramento o embaixador da Arábia Saudita apontou a relevância histórica do idioma. “A língua árabe contribuiu para a humanidade difundir conhecimentos como a filosofia e a cultura. O Reino da Arábia Saudita sempre se empenhou em difundir a língua árabe. Esse Centro [Internacional Rei Abdullah Bin Abdul Aziz para o Idioma Árabe] contribui com muçulmanos e não muçulmanos também. A cooperação entre Arábia Saudita e Brasil é ampla e cuidaremos de ampliar ainda mais”, pontuou.

Bahittam declarou à ANBA, ainda, que iniciativas como essa podem trazer resultados ao relacionamento entre os países. “Essa é a primeira vez que o mês para o idioma árabe acontece no Brasil. Nós esperamos que no ano que vem possamos [ter outros eventos e] tornar mais forte ainda as relações entre o Brasil e a Arábia Saudita”, declarou.

O vice-presidente de marketing da Câmara de Comércio Árabe Brasileira, Riad Younes, também participou da celebração. “Esse é um evento feito para divulgação e aprofundamento da língua árabe na América Latina e Brasil, principalmente. É muito interessante porque somente 30 países no mundo hospedaram esse evento de um mês inteiro de aprendizado da língua. Para a Câmara Árabe é um evento fundamental, porque parte integrante do projeto da Câmara é aproximar as culturas dos povos brasileiros e árabes. Um programa como esse facilita a compreensão da cultura e tradições árabes”, afirmou Younes.

Também estiveram no encerramento do Mês do Idioma Árabe no Brasil outras autoridades como o cônsul geral dos Emirados Árabes Unidos em São Paulo, Ibrahim Salem Alalawi. Durante o encerramento, alunos da Escola Islâmica Brasileira fizeram apresentações em árabe e houve entrega de prêmios aos estudantes que participaram de concursos de árabe.

Thais Sousa / ANBA
Divulgação

Publicações relacionadas