São Paulo – O Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa) informou nesta quinta-feira (13) que o ministro Blairo Maggi se reuniu em São Paulo com delegação da Arábia Saudita que visitou frigoríficos do Brasil na semana passada e início desta. De acordo com o Mapa, a missão já estava prevista para ocorrer este ano, mas foi antecipada em função da operação Carne Fraca da Polícia Federal, que investiga suspeitas de irregularidades em empresas de carnes e na atuação de fiscais da pasta.
Segundo nota do Mapa, o ministro disse que missões do gênero são bem-vindas neste momento. “É possível mostrar que os processos são bons, fortes”, disse Maggi, de acordo com o comunicado. Ele acrescentou que a impressão do encontro realizado na segunda-feira (10) com os sauditas foi “muito positiva” e que “o testemunho deles é muito importante”.
Os representantes da Autoridade Saudita de Alimentos e Drogas (SFDA, na sigla em inglês) visitaram estabelecimento de produção de carne bovina e de aves no Rio Grande do Sul, São Paulo, Rondônia, Goiás, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Minas Gerais e Santa Catarina. “Agora, os técnicos vão passar as informações para os órgãos de controle deles. Mas, de maneira geral, a impressão foi muito boa”, concluiu o ministro. A Arábia Saudita suspendeu as importações de carnes apenas de quatro frigoríficos investigados na Carne Fraca.