Da redação
São Paulo – Um relatório feito pela empresa de pesquisa e consultoria Market Vision, dos Emirados Árabes Unidos, aponta a Arábia Saudita como o maior mercado do Oriente Médio para o turismo mundial. De acordo com a pesquisa, feita no primeiro semestre de 2004, sauditas e estrangeiros que vivem no país fizeram 7,9 milhões de viagens turísticas internacionais em 2002, além de 623 mil viagens internacionais de apenas um dia.
A Arábia Saudita tem uma população de cerca de 24,3 milhões de habitantes. No relatório, chamado "Mercado de Viagens ao Exterior: Arábia Saudita – Hábitos e Comportamento do Viajante Saudita", foram entrevistadas pessoas com faixa-etária de 20 a 54 anos e renda familiar anual acima de US$ 18 mil.
Das viagens internacionais feitas, 77% tiveram como destino os demais países do Oriente Médio. Deste total, 37% dos deslocamentos foram para as nações integrantes do Conselho de Cooperação do Golfo (GCC), do qual a Arábia Saudita faz parte, e que inclui Bahrein, Kuwait, Catar, Omã e Emirados Árabes Unidos. Ásia Oriental/Pacífico e o Sul da Ásia foram destino de 14% das viagens e a Europa de 5%. A África recebeu 3% dos turistas sauditas.
O relatório afirma também que o mercado de turistas na Arábia Saudita é crescente. Se comparadas as 8,5 milhões de viagens internacionais feitas pelos sauditas e residentes estrangeiros que vivem no país em 2002 (incluindo viagens turísticas e de um dia) com as 5,5 milhões realizadas em 2001, o crescimento é de 54%.
De acordo com a pesquisa, também cresceu o número de deslocamentos para fora do país de 2001 em relação a 1998, quando foram registradas 4,2 milhões de chegadas provenientes da Arábia Saudita em todo o mundo. Isso significa um aumento de 30,9% no período.
A pesquisa reflete o comportamento principalmente de viajantes internacionais sauditas de renda média e alta, que representam 40% da população do país. Um exemplo disso é o tipo de acomodação que os pesquisados procuram durante suas viagens. Setenta e quatro por cento dos viajantes ficam hospedados em hotéis de quatro e cinco estrelas, 10% alugam apartamentos ou casas, 6% ficam em hotéis de três ou duas estrelas e 4% em casas e apartamentos próprios.
Apenas 5% se hospedam em casas de parentes ou amigos e 1% fica em acomodações compartilhadas ou em clubes de férias.
Os sauditas também viajam muito dentro do seu próprio país. Em 2002 foram registradas 58 milhões de deslocamentos para turismo com pernoite e 13 milhões de viagens de um dia, de acordo com a Market Vision.
Renda alta
A Arábia Saudita é o maior país do Oriente Médio e ocupa mais de quatro quintos da Península Arábica. O país tem uma renda per capita alta, de US$ 8,3 mil, que vem principalmente do petróleo.
Além da exploração de petróleo, os sauditas também possuem indústrias fortes em petroquímica, aço, cimento e alimentos. O Produto Interno Bruto (PIB) do país é de US$ 203,6 bilhões.
A pesquisa
A Market Vision, empresa privada com sede em Dubai, trabalha na área de pesquisa e consultoria em marketing desde 1997. Os pesquisadores e profissionais de marketing da empresa têm mais de 40 anos de experiência no setor. A consultoria tem uma divisão especializada em hotelaria e turismo e atua em parceria com a empresa alemã IPK International na preparação do Arabian Travel Monitor, relatório sobre viagens em mais de 35 países.
No subcontinente asiático e Oriente Médio, a Market Vision já desenvolveu mais de 200 projetos de pesquisa. Além de estudos sobre imagem corporativa, tamanho de mercado e demanda, são feitas pesquisas sobre setores empresariais, produtos industriais, como cosméticos e eletrônicos, e serviços financeiros.
A Market Vision também organiza seminários, conferências e eventos. A empresa presta serviços tanto para companhias regionais como para multinacionais, consultorias internacionais e governos. A sua atuação abrange Bahrein, Kuwait, Catar, Omã, Emirados Árabes Unidos e Arábia Saudita, países do Golfo.
Contato
Market Vision Research & Consulting Services
Tel: + 971 (4) 391-1241
e-mail: info@market-vision.com
site: www.market-vision.com