São Paulo – Os sauditas criaram a iniciativa ‘Hajj inteligente’ para a auxiliar peregrinação religiosa dos muçulmanos a Meca, lançando aplicativos que ajudam os viajantes com os planos de viagem, cuidados médicos e facilitam a navegação pelos locais mais sagrados do Islã. As informações são do site da revista Arabian Business, de Dubai.
O Asefny, por exemplo, é um aplicativo lançado pelo Crescente Vermelho da Arábia Saudita para ajudar os peregrinos a solicitar atendimento médico de emergência. As autoridades são capazes de localizar os quem precisa de atendimento por meio do aplicativo.
Já o aplicativo Manasikana é administrado pelo ministério saudita do Hajj e oferece tradução para peregrinos que não falam árabe ou inglês.
Ambos podem ser baixados gratuitamente para Android e iOS.
São esperados dois milhões de muçulmanos para o período. Na quinta-feira (17), mais de 1,6 milhão de pessoas já haviam chegado à Arábia Saudita para a peregrinação, que ocorre de domingo (19) à sexta-feira (24). Na foto acima, fiéis circundam a Caaba, no centro da Grande Mesquita, em Meca.