São Paulo – O ministro das Finanças da Arábia Saudita, Mohammed Al-Jadaan afirmou nesta quarta-feira (30), em Riad, que o país quer chegar ao final desta década tendo 40% da força de trabalho formada por mulheres. A afirmação foi feita durante a 8ª edição da Future Investment Initiative (FII).
O ministro disse que a meta para o plano Visão 2030, que busca diversificar a economia saudita para além do petróleo, era que as mulheres correspondessem a 30% da força de trabalho até 2030. Esse percentual, disse, está em 35% em 2024, e pode chegar a 40% em 2030. “Acho que seremos capazes de chegar lá”, disse o ministro.
“Se você olhar para a participação das mulheres hoje [no mercado de trabalho], não apenas como funcionárias, mas como empreendedoras, é significante. Dobramos o número de pequenas e médias empresas em sete anos. O que é interessante é que 45% dessas empresas são lideradas por mulheres”, afirmou Jadaan.
No evento, o ministro afirmou também que a produção do setor não petrolífero já corresponde a 52% da economia saudita e que quase 87% das metas determinadas pelo plano Visão 2030 já foram atingidas. A taxa de desemprego entre os sauditas é de 7,1%. Para 2030, a meta é que seja de 7%.
Leia também:
Arábia Saudita busca startups no Brasil