São Paulo – Eles são elegantes. Também têm formas, tons e adereços de muita criatividade. E desde o primeiro semestre deste ano, 350 deles foram parar nos pés das mulheres da Arábia Saudita. São calçados fabricados pelo gaúcho Jorge Bischoff. O estilista, que comanda a grife com o seu próprio nome e faz também bolsas e roupas de couro, resolveu investir no mercado externo há cerca de um ano. Além de entrar em países como França, África do Sul, Ucrânia, Croácia, Curaçao e Estados Unidos, conseguiu conquistar uma rede de varejo saudita.
"O nosso primeiro contato foi na Micam, em fevereiro. Foi feito um pedido teste, de 350 pares para uma rede de lojas da Arábia Saudita e está dando super certo. Eles (os sauditas) devem vir para a Francal só para comprar Jorge Bischoff”, diz a gerente de exportações da empresa, Greice Cozer. Segundo ela, os calçados enviados são de um estilo um pouco mais conservador se comparado ao buscado por franceses e brasileiros. “São calçados com muitos metais, dourados, de saltos médios. E eles gostam de combinar bolsas e sapatos”, explica Greice.
Participar da Micam, famosa feira de calçados da Itália, aliás, foi uma das primeiras ações da grife Jorge Bischoff na sua nova estratégia para o mercado internacional. O estilista, aliás, expôs em um espaço selecionado, destinado apenas a designers, com produtos diferenciados. Uma segunda participação vai ocorrer na edição da Micam em setembro, quando será mostrada a coleção primavera-verão.
De acordo com Greice, o estilista resolveu intensificar a presença no mercado externo depois de ter consolidado a marca no Brasil. Antes disso, os produtos Jorge Bischoff eram vendidos no exterior por meio de agentes de exportação e iam para Ilhas Maurício, Grécia, Turquia, Moçambique, Ucrânia, Austrália e Bolívia. As vendas continuam sendo feitas por meio de agentes e a isso foi agregada a exportação direta para Ucrânia, que já recebia os calçados, além de França, Arábia Saudita, Croácia, África do Sul, Curaçao e Estados Unidos.
As exportações da grife ainda não representam muito no total da produção, segundo Greice, já que o investimento na área é recente. Mas segundo ela, vêm crescendo rapidamente e as expectativas são promissoras. A idéia, inclusive, é tentar colocar os produtos Jorge Bischoff também em outros mercados árabes, além da Arábia Saudita. “Já estamos trabalhando a marca em outros países. O mercado árabe é bem interessante para os nossos produtos. Até para fugir um pouco da Europa, que não está nada bem”, afirma a gerente de exportação.
Para mães e filhas
Os calçados, segundo Greice, atendem "mães e filhas". Ela explica que há tanto sapatos para mulheres mais maduras e sofisticadas quanto modelos para adolescentes. As peças mais arrojadas, aliás, foram criadas justamente pensando em atender as filhas destas mulheres maduras e sofisticadas clientes da marca. Os preços variam de US$ 35 a US$ 45 para modelos casuais e entre US$ 40 e US$ 50 para pares mais elaborados. Além de calçados femininos, bolsas e roupas de couro, Jorge Bischoff vende cintos, pulseiras, chaveiros, sapatos masculinos e cosméticos para pés.
A produção é levada adiante em uma fábrica na cidade gaúcha de Dois Irmãos. Há um escritório, com setor de desenvolvimento de marca, em Igrejinha, interior gaúcho. Ainda neste mês, Jorge Bischoff inaugura uma loja com showroom na Oscar Freire, rua de comércio de luxo na capital paulista. O showroom será usado para mostrar as coleções a clientes. Visitas ao local já estão agendadas com importadores que estarão na Francal, feira de calçados que ocorre em São Paulo, em julho.
Contato
Jorge Bischoff
Telefone: +55 (51) 3549-9300
Site: www.jorgebischoff.com.br